Faleceu hoje (8) o produtor musical da banda Nirvana e guitarrista Steve Albini, aos 61 anos. Vítima de um ataque cardíaco, o músico era também engenheiro de som e cantava na banda Shellac. Artistas e fãs lamentaram a passagem do artista, nascido na Califórnia, Estados Unidos (EUA). O artista deixa a esposa, Heather Whinna.
LEIA MAIS:
- Após perdoar ex-empresário do RBD acusado de roubo, Anahí nega briga com Christian Chávez
- Jornalista Daniel Setti lança podcast “Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos”
- Quem é Jones, cantor que já trabalhou com Alok, Lagum e KVSH?
Conhecido por sua trajetória no rock alternativo, Steve Albini colaborou principalmente como produtor e é responsável por álbuns como “In Utero” do Nirvana, “Surfer Rosa” dos Pixies e “Rid Of Me” de PJ Harvey. A equipe do seu estúdio de gravação, Electric Audio, confirmou as causas do falecimento ao portal Pitchfork.
No grupo Shellac, Albini preparava-se para um novo lançamento, após dez anos de intervalo da banda. O novo trabalho estava previsto para ser lançado na próxima semana. Segundo o Music Week, Albini se preparava para acompanhar a banda, nascida em Chicago (EUA), numa turnê pela Europa.
Desde o final dos anos 1980, Albini trabalhou em centenas de álbuns de artistas como Pixies, Urge Overkill, The Jesus Lizard, Fugazi, The Wedding Present, The Auteurs, Smog, Guided By Voices, The Breeders, Joanna Newsom e Low.
A banda Pixies, da qual também foi produtor, lamentou a perda de Albini. Nas redes sociais, fãs também lamentam o falecimento de Steve Albini, rememorando as obras com sua colaboração. Como guitarrista, Albini formou o Big Black em 1982 e gravou o EP Lungs.
Seu maior sucesso como músico se deu na banda Shellac, criada em 1992, com Bob Weston e Todd Trainer. O grupo lançou três EPs: The Rude Gesture: A Pictorial History, Uranus e The Bird Is the Most Popular Finger. Estes foram seguidos por quatro álbuns de estúdio: At Action Park (1994), Terraform (1998), 1000 Hurts (2000) e Excellent Italian Greyhound (2007).