in

‘Princesas do Funk’: Canal BIS lança documentário inédito com participação de Anitta, MC Rebecca e Gabily

Divulgação
Anitta, MC Rebecca e Gabily participam do documentário "Princesas do Funk" do Canal BIS lançado no Dia Internacional da Mulher

Divulgação

Neste domingo, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 21h30, o Canal BIS exibe o documentário inédito “Princesas do Funk”, que retrata a relação de um dos gêneros musicais mais populares do país com o empoderamento feminino. 

Por meio de depoimentos, performances ao vivo e bastidores de gravações, o filme, produzido pela Soul Filmes em parceria com o canal, contará histórias curiosas sobre as trajetórias pessoais e profissionais de Anitta, MC Rebecca, Gabily, Pocah Kelly Key, MC Mirella e Tati Zaqui e terá, ainda, as participações dos produtores musicais Umberto Tavares, Mãozinha e Mãolee, dentre outros.

“A partir de músicas como ‘Baba’ (Kelly Key), ‘Show das Poderosas’ (Anitta), ‘Não Sou Obrigada’ (Pocah), ‘Cai de Boca’ (Rebecca), ‘Rabetão (Gabily), ‘Te Amo, Piranha’ (MC Mirella) e ‘Nananinanão’ (Tati Zaqui), todas presentes no filme, percebemos o quanto o funk é potente na propagação desse recorte da ótica feminina”, relata Sabatinelli, autor, roteirista e diretor do documentário.

“Princesas do Funk” traz ainda particularidades dessas artistas e histórias inusitadas. “Rebecca era passista da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e se tornou a nova representante do chamado ‘funk proibidão’; Gabily, de família evangélica, lançou dois CDs no mercado gospel antes de se tornar funkeira e, hoje, canta versos como ‘vou tacar meu rabetão’; Pocah foi mãe no meio de uma tour e adaptou uma van inteira para a filha, recém-nascida, poder viajar junto dela”, descreve Sabatinelli.

O documentário estará disponível a partir da segunda-feira (9) no BIS Play.

Recentemente, Gabily lançou o single “Missão Dada”, que traz a colaboração a sensação do brega funk JS O Mão de Ouro. O videoclipe oficial foi gravado na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, sob a direção de Rômulo Menescal e Vinícius Olivo.
 
A cantora falou sobre a parceria: “Foi incrível fazer essa parceria com o JS O Mão de Ouro! É uma aposta diferente que eu estou fazendo, e já deu muito certo! Adorei o resultado!”, diz.
O clipe já supera a marca de 1,4 milhões de visualizações é um dos melhores lançamentos da cantora.
 
 
 
 
Em tempo, nossa colunista Daniela Faria, Diretora Artística da K2L, falou sobre o documentário da cantora MC Rebecca, que explica, com detalhes; as etapas e diferenciais de um direcionamento artístico.
Clique aqui para conferir.
 

Programação Especial Dia da Mulher

 

Além da estreia de “´Princesas do Funk”, o Canal BIS vai trazer ainda uma seleção especial dedicada às mulheres recheada de shows, séries, episódios de grandes programas  como “Versões”, “Vamos Tocar”, “Experimente”, e documentários, com mais de 12 horas ininterruptas, em diferentes gêneros musicais, passando pelo rock, samba, sertanejo, hip hop, eletrônico, pop e funk.

 

Confira, abaixo, os destaques:

 

12h – Kylie Minogue – Golden Tour INÉDITO – Kylie Minogue apresenta a turnê de seu mais recente álbum de inéditas, com um grande show em Londres. Ela começa o show com a faixa que dá título à tour, seguindo com diversos sucessos de sua carreira, como “Get Outta My Way”, “Confide in Me”, “Wow”, “In Your Eyes” e “Can’t Get You Outta My Head”, dentre outros.

 

14h – Quando Elas Tocam – Carol Emerick – As melhores DJs e os melhores festivais ganham espaço no BIS nessa série documental. Carol Emmerick é uma DJ do Rio de Janeiro, que levantou o público no Brasil e outras pistas pelo mundo, incluindo uma multidão de 100 mil pessoas no Rock in Rio.

 

14h30 – Origem Sertaneja – Day e Lara – A dupla Day e Lara estrelou esse episódio da série Origem Sertaneja, apresentando a intensa rotina de trabalho. Entre conversas e performances intimistas, elas falam sobre a carreira, amizade e o papel da mulher na Música Sertaneja contemporânea. Destaque para a apresentação da música “Mulher Maravilha”.

 

15h – PALCO PRINCIPAL: Patti Smith: Live at Montreux – A cantora e compositora Patti Smith se apresentou em uma lendária performance no Montreux Festival, em 2005. No registro, ela apresenta alguns de seus sucessos, como “Because The Night”, “People Have the Power”, “Dancing Barefoot” e “Free Money”.

 

17h – Vamos Tocar – Roberta Sá – No estúdio do saxofonista Leo Gandelman, Roberta Sá apresenta sua música, cantando “A Felicidade”, “Delírio” e “Ela Diz Que Me Ama”, dentre outras.

 

17h30 – Pop Estrada: Pitty – Um dos grandes nomes femininos do rock nacional, Pitty apresenta os bastidores de uma de suas turnês nesse episódio. As câmeras acompanham a cantora momentos antes de entrar no palco, no seu camarim e na estrada.

 

18h – BIS Docs – Beth Carvalho – A vida e a obra da Beth Carvalho são revisitadas nesse Bis Docs, homenageando a grande Dama do Samba. Mesclando depoimentos da própria cantora e demais convidados, como Martinho da Vila, Roberto Menescal, Arlindo Cruz e Sombrinha, o episódio traça o início de sua trajetória e apresenta algumas performances.

 

19h – Hip Hop Machine – Karol Conka – Em uma mistura de hip hop e jazz, Karol Conka apresenta seus sucessos com novos arranjos no estúdio de Léo Gandelman. No repertório, ela canta “Tombei”, “Fumacê”, “Você Falou” e “Saudade”. Além disso, a cantora fala sobre sua carreira, destacando a inspiração em Ms. Lauryn Hill, que a fez se perceber capaz de fazer rap.

 

19h30 – Experimente – Duda Beat – Uma das revelações da recente música brasileira, Duda Beat mistura referências da canção regional com a sonoridade do pop. Nesse episódio, a cantora fala sobre seu trânsito entre o alternativo e o popular, além de apresentar os sucessos “Bixinho”, “Meu Jeito de Amar”, “Bédi Beat”, “Pro Mundo Ouvir” e “Chapadinha”.

 

20h – Vamos Tocar – Gal Costa – Em um papo intimista, a cantora fala de sua relação com a música, acreditando ser predestinada em sua carreira. No estúdio, ela ainda apresenta uma jam session cantando “Baby”, “London, London”, “Divino Maravilhoso” e uma versão de “Castigo”, originalmente de Dolores Duran.

 

20h30 – Versões – Negra Li canta Jovelina Pérola Negra – Negra Li pede passagem para reverenciar a obra de Jovelina Pérola Negra. Sem vacilar, a cantora mistura as influências de seu hip hop paulistano com o samba da carioca homenageada para as releituras. No repertório, destacam-se canções como “Luz do Repente”, “Samba Guerreiro”, “Bagaço da Laranja” e “Sorriso Aberto”, dentre outras.

 

22h15 – Madonna – Confessions Tour – Nesse show, a cantora apresenta muitos de seus grandes sucessos, como “Like a Virgin”, “La Isla Bonita”, “Ray of Light” e “Hung Up”, dentre outros.

 

0h – PALCO JAZZ: Ella Fitzgerald Live at Montreux Jazz Festival’ – Nesse show no Montreux Jazz Festival, em 1975, junto ao Tommy Flanagan Trio, Ella dá um desempenho sublime mostrando suas habilidades em muitos estilos diferentes.