O filme “Coringa: Delírio a Dois”, estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga, alcançou a marca de US$ 200 milhões de bilheteria mundial, após quatro finais de semana em cartaz. O número, no entanto, ainda não cobre todos os gastos que a Warner Bros. teve para produzi-lo e colocá-lo nos cinemas.
Depois do sucesso de “Coringa” (2019), que faturou mais de US$ 1 bilhão, a Warner aumentou o orçamento para a sequência. A mídia norte-americana falou bastante de US$ 200 milhões gastos na produção – o que o diretor Todd Phillips desmentiu. A informação atualizada (extraoficial) é que o filme teve orçamento de US$ 190 milhões.
O valor não inclui, porém, os gastos com divulgação. O mercado estima que o marketing desprendido para uma superprodução como esta chegue a US$ 100 milhões. “Coringa: Delírio a Dois” contou com estreia do trailer na CinemaCon, exibição em primeira mão no Festival de Veneza, pré-estreias em Veneza, Londres e Los Angeles, ativações em grandes eventos como o Rock in Rio, e agenda de entrevistas.
A soma do orçamento e do marketing de “Coringa: Delírio a Dois” alcança US$ 290 milhões – número que dificilmente o filme alcançará de bilheteria. A superprodução deu prejuízo para a Warner Bros.
“Coringa 2” ainda vai tentar prêmios
Apesar das críticas recebidas, o estúdio ainda vai tentar algo na temporada de premiações. “Coringa 2” está nas submissões da Warner para o Oscar em várias categorias, incluindo melhor filme. Mas ele não é favorito a nada.
Muito se fala no fracasso do filme, porque ele era uma grande aposta da Warner Bros. para os cinemas em 2024. A expectativa parecia enorme, mas no final das contas era mais hype do que buzz. O público não compareceu aos cinemas, por conta do boca a boca negativo e do preconceito com musicais. Enquanto “Coringa 2” levou quatro semanas para bater US$ 200 milhões, o filme “Venom 3: A Última Rodada” fez US$ 175 milhões só em seu primeiro fim de semana.