A Prefeitura do Rio bateu o martelo, nesta terça-feira (4/01), e decidiu que a cidade não terá o seu tradicional Carnaval de Rua em 2022. Este é o segundo ano consecutivo que a folia é cancelada, devido à pandemia de Covid-19, que teve aumento de casos na cidade nas últimas semanas. A festa estava marcada para o final de fevereiro e início de março, como previsto em calendário.
Foto: Reprodução / Internet
A decisão foi tomada no inicio da noite em reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a associação organizadora dos blocos de rua do Rio. Na semana passada, a Banda de Ipanema, que há anos desfila na orla do bairro da Zona Sul carioca, já havia anunciado que não desfilaria neste ano devido ao aumento do número de casos na cidade.
“Diante desse cenário todo, eu chamei hoje as ligas dos blocos e informei a eles da inviabilidade do carnaval de rua“, explicou o Prefeito em reunião. De acordo com o G1, Paes disse que propôs ao patrocinador que organize eventos ao longo de fevereiro, de graça, com os principais blocos, em três lugares da cidade onde pudesse haver controle. Ainda segundo Paes, a princípio a proposta não foi bem aceita porque os blocos têm uma relação com seus bairros e regiões.
Foto: Cezar Loureiro/Riotur
Em entrevista à GloboNews, Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, disse que a decisão do prefeito foi bem aceita pelos blocos, apesar da “tristeza” de todos, e que muitos pensarão em alternativas para apresentações em ambientes mais controlados. “Os eventos estão liberados, desde que a gente tenha a responsabilidade de testar as pessoas e de exigir o comprovante das duas doses“, explicou.
Este será o segundo ano consecutivo em que o Rio de Janeiro não terá a sua festa popular. Em 2021, foram cancelados tanto o carnaval de rua quanto os desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Para 2022, porém, ainda não há definição sobre as apresentações das escolas.