O Rio de Janeiro voltará a ter eventos, shows e festas. O prefeito Marcelo Crivella realizou coletiva de imprensa nesta segunda (1º/10) para anunciar o início da fase 6B da flexibilização e da retomada das atividades econômicas na cidade. Estão liberados eventos em áreas abertas e shows e festas em locais fechados mas com restrição de lotação.
Os cinemas, liberados na fase 6A, foram reabertos nesta quinta-feira. Com a chegada da fase 6B, casamentos, bodas, aniversários, formaturas, confraternizações, coquetéis, inaugurações, lançamentos, cerimônias oficiais e diplomáticas podem acontecer com 1/3 da capacidade de público.
Lonas, circos e festas culturais também estão liberados, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa. Todas essas reaberturas devem respeitas as “regras de ouro”, que incluem uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos, disponibilização de álcool 70%, sabão líquido e papel-toalha, e limpeza a cada três horas, entre outros fatores.
“Na questão dos bares e restaurantes, continuamos com algumas restrições, mas será permitido ter música ao vivo, sem pista de dança”, destacou Flávio Graça, superindentende da Vigilância Sanitária.
Rio está com 89,6% dos leitos de UTI ocupados
Na véspera da coletiva de imprensa, o jornal O Globo divulgou que o Rio de Janeiro registrou 99 mortes por Covid-19 em 24 horas. Ao todo, já são 18.487 mil mortes e 264.783 infectados desde março. A média móvel é de 82 mortes por dia e registro de mais 1.414 casos da doença por dia.
A taxa de ocupação de leitos de UTI para coronavírus segue alta na rede municipal. O jornal divulgou que 89,6% dos leitos estavam ocupados na quarta-feira.