As estratégias digitais ocupam grande parte do tempo e investimento dos artistas na atualidade além de cada vez mais, optarem por detalhes para impulsionar a novidade musical aos fãs, seja um álbum ou single.
No útlimo ano e até agora, uma tática que vem em ascensão é a do ‘Pre-Save’ (Pré-Salvo): uma maneira de disponibilizar para salvar o lançamento, na conta pessoal dos fãs, antes de ser oficialmente divulgado. Com isso, os fãs terão acesso às músicas assim que forem lançadas, o que poderá aumentar a quantidade de plays logo nos primeiros dias de lançamento.
Confira as dicas atualizadas por nossa colunista Marina Mattoso sobre quando e como fazer um Pre-Save acessando aqui.
A cantora Billie Eilish que irá lançar o seu álbum de lançamento na sexta-feira (29) disponibilizou o Pre-Save na Apple Music. De acordo dados do Music Business Worldwide, o primeiro álbum da cantora de apenas 17 anos, ‘When We All Fall Asleep, Where Do We Go?’, já possui mais de 800.000 mil salvamentos, o que representa o recorde para a Apple Music.
“Enquanto a maioria dos serviços concentra a maioria dos seus esforços em torno de playlists, a Apple Music ainda enfatiza álbuns porque entendemos o valor deles como uma ferramenta de storytelling para artistas criarem contexto em torno de suas músicas.
“Para isso, os pre-save são ótimos indicadores iniciais de engajamento em torno de um artista e a intenção dos fãs. Pré-adicionar um álbum ativamente, assim como a pré-encomenda que inventamos com o iTunes, significa que o fã está animado com o conteúdo e quer estar entre os primeiros a aproveitá-lo no momento em que estiver disponível. Esse tipo de envolvimento é muito valioso para um artista e para nós”, diz o líder da Apple Music, Oliver Schusser.
A criação do Pre-Save, em geral, acontece por intermédio de uma agregadora digital após o recebimento do conteúdo do lançamento, essa é uma estratégia definida previamente.
Contudo, para os artistas que não possuem agregadoras e são autogestores há versões internacionais pagas no mercado que executam esse serviço, você pode conferir algumas delas clicando nos links abaixo:
Artistas como Pabllo Vittar, Liam Payne, J.Balvin, DJ Snake (que conseguiu o recorde de single mais pré-salvo do Spotify no ano passado com ‘Taki Taki’), Arctic Monkeys; entre outros, já utilizaram essa estratégia para aumentar a expectativa dos fãs e impulsionar os plays para o novo trabalho.