#BIZ

‘Pre-Save’: Billboard revela que fãs possuem suas atividades do Spotify rastreadas ao aceitarem o serviço; entenda

Os usuários que “pré-salvarem” uma versão futura de um álbum ou single em suas contas do Spotify podem estar compartilhando mais dados pessoais com as gravadoras do que imaginam, de acordo com a Billboard.

Para salvar músicas previamente, o ‘Pre-Save’, que adiciona uma versão à biblioteca de um usuário assim que ela é lançada, os usuários do Spotify clicam e aprovam permissões que dão à gravadora muito mais acesso à conta do que o Spotify normalmente concede – o suficiente para rastrear o que eles ouça, mude os artistas que eles seguem e, potencialmente, controle até mesmo a música que está sendo transmitida remotamente.

Isso permite que as gravadoras acessem alguns dos dados que as empresas de streaming geralmente guardam para si mesmos – o que eles querem para competir com as empresas de streaming em um campo de jogo mais equilibrado.

Mas no momento em que as políticas de gigantes online como Google e Facebook tornaram a privacidade online uma questão contenciosa, o processo de pré-salvamento da música pode começar a gerar preocupação entre os consumidores e talvez até com os reguladores, já que permite o rastreamento de dados.

 

Análise da Billboard

 

De acordo com a análise da Billboard, as gravadoras também solicitam muito mais permissões do que precisam. Os usuários do Spotify que, por exemplo, tentaram pré-salvar o single do grupo Little Mix “Bounce Back”, foram solicitados a concordar que o Spotify poderia permitir que a Sony Music “visualizasse seus dados da conta Spotify”, “visualizasse sua atividade no Spotify” e “realize ações no Spotify em seu nome”.

As permissões exatas que a Sony Music solicita são visíveis apenas para aqueles que clicam nos submenus correspondentes, para que os usuários não entendam totalmente tudo o que estão concordando, de acordo com a Billboard – ou que as alterações se aplicam à sua conta, a menos que elas sejam alteradas no site do Spotify.

“Não tenho certeza se a maioria das pessoas percebe isso”, diz John Tinker, analista de mídia da Gabelli & Company. “Não há nada que eles façam que seja ilegal – é apenas que ninguém nunca percebe quando assina essas coisas o que elas significam”.

As únicas etiquetas de acesso que precisam salvar músicas em uma conta do Spotify são permissão para “adicionar e remover itens na sua biblioteca”. Mas os submenus da campanha Little Mix da Sony pediam aos usuários 16 permissões adicionais, incluindo “controlar o Spotify no seu dispositivo”. E “transmitir e controlar Spotify em seus outros dispositivos”.

“Em sua campanha para o novo single de Chris Brown” No Guidance “, com Drake, a Sony pediu para” fazer upload de imagens para personalizar o seu perfil ou lista de reprodução “e gerenciar quem você segue no Spotify.

Procuradas, Spotify, Sony e outras grandes gravadoras se recusaram a comentar sobre essa história.

 

Foto: Permissões da Sony Music para o ‘Pre-Save’ | Créditos: Billboard

 

As permissões exatas solicitadas variam entre as campanhas, mas a Sony geralmente pede mais, de acordo com mais de uma dúzia de campanhas pré-salvas analisadas pela Billboard. As campanhas de pré-salvamento do Universal Music Group geralmente pedem 10 permissões adicionais; em sua campanha para “Ritual” – o recente single de Tiësto, Jonas Blue e Rita Ora – solicitou acesso à data de nascimento do usuário.

O Warner Music Group rotineiramente pede 10 permissões adicionais, incluindo controle total sobre playlists privadas na campanha para o EP Black Star Dancing, de High Galling, de Noel Gallagher.

Todas as três grandes gravadoras aderem mundialmente ao Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia, que exige que os usuários tenham permissão para ver os dados que as empresas mantêm sobre eles e, em alguns casos, solicitam sua exclusão.

Foto: Permissões da Warner Music e Universal Music Group para o ‘Pre-Save’ | Créditos: Billboard

 

“Essas permissões me parecem expansivas e além do que um consumidor razoável poderia esperar”, diz Frank Pasquale, professor de direito da Universidade de Maryland que estuda a implementação ética da tecnologia. “Por outro lado, o quadro mais amplo é que, como os Facebooks, Googles e Amazons do mundo obtêm tantos dados sobre pessoas, todas as outras empresas fazem o mesmo. Vejo por que [as gravadoras] estão fazendo isso: porque temem que, se não forem tão agressivos quanto o Google e o Facebook, perderão uma vantagem competitiva. ”

As campanhas de pré-salvamento, que impulsionam a audição na primeira semana e que rapidamente impulsionam o mercado, tornaram-se rapidamente um elemento essencial do marketing musical depois que o Spotify adicionou o recurso como parte de uma atualização de 2017 da API, o software que permite compartilhar dados.

Inclusive, já falamos sobre essa estratégia aqui no MM, clique aqui para rever.

 

Pre-Save e o Marketing Musical

 

Mas o recurso também se tornou uma forma de as grandes gravadoras e, às vezes, de outros detentores de direitos, obterem dados sobre os ouvintes.

Em alguns casos, as gravadoras podem ter o direito de controlar a reprodução em dispositivos que executam o Spotify, como os falantes do Sonos, embora a Billboard não tenha visto evidências disso.

Não parece que terceiros possam alterar ou cancelar assinaturas ou acessar as informações de pagamento de um usuário, de acordo com as solicitações de permissão analisadas pela Billboard.

As grandes gravadoras não são as únicas partes que podem solicitar esses tipos de permissões, agências e distribuidoras também podem.

O pré-salvamento fornece um serviço aos fãs, e as gravadoras precisam de uma certa quantidade de acesso às contas de usuários para fornecê-lo.

Mas o Spotify tornou difícil ver a extensão das permissões que as gravadoras pedem, e não tomou medidas para restringir os tipos de informações que terceiros podem solicitar – ou o que eles podem fazer com isso.

 

 Streaming e Fornecimento de Dados

 

Outros serviços de streaming têm políticas diferentes. Por exemplo, a Apple Music não compartilha informações de identificação sobre assinantes, de acordo com a abordagem da empresa à privacidade do usuário.

A Apple permite que terceiros visualizem as bibliotecas de músicas dos usuários e as músicas recentemente reproduzidas. Ele também permite que terceiros criem e modifiquem playlists de usuários com permissão, embora deixe claro o que as empresas de acesso estão solicitando.

Ele não oferece uma maneira de uma entidade externa obter controle sobre uma conta ou obter acesso a informações pessoais, como um endereço de e-mail.

No momento em que a cobertura da mídia e os usuários estão se concentrando mais na privacidade online, as práticas de coleta de dados dos serviços de streaming e dos detentores de direitos não receberam muita atenção. Isso pode mudar em breve, no entanto, já que as empresas – que no passado tentaram se cobrir legalmente pedindo a mais ampla gama de permissões – mudam para pedir apenas o que é necessário.

Em 28 de maio, o The Washington Post informou que o Spotify estava entre os muitos aplicativos para iPhone que usam rastreadores de dados para repassar informações sobre usuários ou dispositivos para terceiros no meio da noite, enquanto os usuários dormem.

“Eu acho que o Spotify poderia fazer muito melhor, e eles deveriam ser mais claros sobre a natureza do consentimento”, diz Pasquale. “A ação individual do consumidor não mudará nada: a maioria das pessoas está ocupada demais para ouvir sobre esse problema e agir por conta própria.

Reguladores têm que intervir e ser agressivos em termos de punir coisas que são claramente injustas ou enganosas e garantir que existem alguns padrões básicos que são cumpridos”, diz.

A análise da Billboard aponta que o controle de dados na internet é uma discussão complexa e que interfere diretamente nos novos rumos da indústria musical. 

Empresas de streaming aumentam a tecnologia no repasse de métricas sobre os usuários a mesma medida em que rastreiam dados pessoais dos fãs.

Na lógica de troca de interesses, será essa a moeda de troca da era digital?

Destaques

#Geek

A aguardada adaptação cinematográfica de “Wicked” com Ariana Grande e Cynthia Erivo finalmente chegou aos cinemas oficialmente nesta quinta-feira (21). Acompanhando a estreia nas...

#Noticias

No último dia 14, Luísa Sonza foi uma das apresentadoras do 2024 Latin GRAMMY, em Miami, além de ter descolado duas indicações pelo exitoso...

#Noticias

Quem foi que disse que a era “Radical Optimism” de Dua Lipa chegou ao fim?! Nesta terça-feira (19), a cantora superou as expectativas dos...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile