Connect with us

O que está procurando?

#Geek

“Pra sempre Paquitas”: roteirista revela qual entrevista o fez chorar

Sucesso no Globoplay, documentário “Pra sempre Paquitas” conta com depoimentos de todas as gerações de assistentes de Xuxa.
"Pra sempre Paquitas": roteirista revela qual entrevista o fez chorar
(Foto: Globoplay)

O documentário “Pra Sempre Paquitas”, que tem uma prévia exibida na TV Globo nesta quinta (11/10), ouviu 27 das 29 assistentes de palco brasileiras. Mas uma entrevista em especial fez o roteirista da série, Paulo Mario Martins, derramar lágrimas. Foi o depoimento da atriz Stephanie Lourenço, integrante da última geração de Paquitas. Ela é bissexual e conta que sofreu homofobia nos bastidores dos programas da Xuxa.

"Pra sempre Paquitas": roteirista revela qual entrevista o fez chorar

(Foto: Globoplay)

“Uma das entrevistas que me marcou foi a primeira que eu gravei: com a Stephanie Lourenço. Quando ela começou a me contar os episódios de homofobia que sofreu enquanto era Paquita foi difícil manter o distanciamento e não chorar. Aquela história era, de alguma maneira, minha também e de tantos adolescentes que estão descobrindo sua sexualidade num mundo cheio de preconceito e ignorância. Esse é um dos temas importantes tratados no documentário”, diz Paulo Mario Martins.

Leia mais:

Outros depoimentos que emocionaram o roteirista do documentário foram o de Monique Siqueira (a menina demitida antes de ser oficializada como Paquita) e o de Michelle Martins (que chegou perto de ser a primeira Paquita negra no Brasil).

“Como os depoimentos eram uma conversa que se estabelecia entre mim e os entrevistados, o roteiro era apenas um guia. O papo ia fluindo, seguindo pra outro lugar… A direção também via oportunidades de incluir outros assuntos e me sinalizava. E era isso que a gente queria: um roteiro vivo, que pudesse mudar não só na hora da gravação, mas também na ilha de edição quando essa história passou a ser costurando com outros olhares, como o do diretor Ivo Filho e do editor Daniel Maia”, o roteirista conta ao POPline.

"Pra sempre Paquitas": roteirista revela qual entrevista o fez chorar

(Foto: Globoplay)

O sucesso do documentário das Paquitas

O resultado é um sucesso. “Pra Sempre Paquitas” se tornou o documentário mais visto de 2024 no Globoplay e está “em alta” na plataforma desde sua estreia. Por conta da visibilidade, quatro Paquitas decidiram se reunir para fazerem shows – Ana Paula Almeida, Cátia Paganote, Roberta Cipriani e Priscila Couto.

“As Paquitas fazem parte da memória afetiva de muita gente, então é claro que eu imaginava que haveria uma curiosidade em torno do documentário. Mas não esperava uma repercussão desse tamanho”, admite Paulo Mario Martins, “mas o que mais me deixou feliz foi ver questões sensíveis abordadas no documentário (como bullying, gordofobia, racismo…) virando tema de conversas entre amigos e nas redes sociais. Esse é o grande papel deste documentário: levantar debates e estimular um olhar crítico entre o público, sem que isso esteja descontextualizado da linha do tempo”.

Destaques

#Geek

Fábio Montanari, criador de "Sutura", avalia demora para série chegar ao público: "as coisas no audiovisual têm seu próprio ritmo".

Entrevistas

Victor Massaki, rapper de Guarulhos, vem ganhando destaque ao transformar sua jornada nos vagões do metrô de São Paulo em arte. Inspirado por nomes...

#Noticias

O documentário “Chris Brown – Uma História de Violência” estreou na Max nesta semana e a brasileira Liziane Gutierrez aparece como uma das vítimas...