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Porta de Entrada: prefeitura de São Paulo cria plataforma para contratação de artistas

Secretaria de Cultura da capital paulista disponibiliza a plataforma para cadastro e pagamento de artistas

(Foto: Prefeitura de São Paulo)

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SP) criou uma plataforma para contratação de artistas. Chamado de “Porta de Entrada”, o sistema busca agilizar o pagamento de profissionais do mercado artístico. As informações são da Folha de S. Paulo.

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(Foto: Prefeitura de São Paulo)

Desde o início de abril, os artistas na capital paulista podem consultar a plataforma “Porta de Entrada” para obterem informações sobre editais, cursos e programas municipais de fomento à cultura.

O principal motivo que levou à construção da plataforma digital são as reclamações dos profissionais da arte. Entre elas, a burocracia e o atraso para que acessem o pagamento, após a execução de projetos com apoio da prefeitura. A criação e implementação do “Porta de Entrada” custou aos cofres públicos R$ 500 mil.

Aline Torres, Secretária de Cultura de São Paulo. Foto: Divulgação

“O Porta de Entrada vem com essa função de otimizar o processo e fazer com que o dinheiro chegue na ponta mais rapidamente”, declara Aline Torres, secretária de Cultura de São Paulo, para a Folha de S. Paulo.

No cadastro os artistas devem informar seus dados pessoais, assim como os dos projetos contemplados, como título e orçamento de realização. A Secretaria de Cultura de São Paulo então analisa a inscrição e emite um parecer no sistema, carimbado pelos departamentos jurídico e financeiro da instituição pública.

A plataforma também permite a transparência da execução dos projetos, segundo a Folha de S. Paulo. As informações do sistema podem ser acessadas futuramente através da Lei de Acesso à Informação. Após uma manifestação organizada pela Frente Única dos Trabalhadores da Cultura, a prefeitura promete melhor gestão dos pagamentos, por meio do portal “Porta de Entrada”.