in

Por que os clipes americanos estão cada vez mais cinematográficos?

Super produções audiovisuais viraram rotina durante a pandemia.

Surpresa! Selena Gomez vai lançar single "De Una Vez"
(Foto: Reprodução / Instagram @selenagomez)

Videoclipes super produzidos sempre se destacaram na indústria fonográfica, mas você já percebeu que a maioria dos clipes internacionais, atualmente, são grandes produções quase-cinematográficas?

"Clipe de Lil Nas X não celebra o pau, celebra o cu", diz pesquisador
(Foto: Reprodução / YouTube)

Com Hollywood praticamente parada por conta da pandemia, houve uma migração de grandes nomes de direção criativa, roteiristas e efeitos visuais para a indústria de videoclipes.

Além disso, com o mercado da música crescendo a todo vapor, o faturamento que o streaming gera está permitindo artistas fazerem clipes cada vez mais caros. E com a divulgação, gerando assim ainda mais renda.

O resultado de todos esses fatores unidos, é claro: grandes produções com ares de cinema e custos altíssimos para videoclipes de diferentes gêneros musicais.

Para exemplificar, separamos alguns clipes recentes e todos esses custaram pelo menos 1 milhão de dólares. O investimento alto também está associado ao “glam” – termo usado para definir maquiagem, figurino, cabelo, unhas e acessórios “high fashion” para os artistas.

São eles:

1. Selena Gomez – De Una Vez
2. Doja Cat & SZA – Kiss Me More
3. Lil Nas X – Montero
4. Cardi B – Up
5. J Balvin & Khalid – Otra Notche Sin Ti
6. Megan Thee Stallion – Cry Baby

Para concluir, não podemos esquecer que é essa época do ano que os clipes super produzidos são lançados. É o inicio da temporada de verão americano, quando a MTV levanta os nomes para indicação ao VMA, maior premiação de videoclipe do mundo.

E se todo esse investimento em videoclipes será válido nas premiações? Bom, só o tempo dirá.