A Marvel deu inicio à Fase 5 do MCU com “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, que chegou aos cinemas nesta quinta (16/2). A recepção ao filme, porém, não está nada boa. Críticos estão descendo a lenha na superprodução estrelada por Paul Rudd, e fãs da Marvel têm saído dos cinemas desapontados.
O longa-metragem apresenta taxa de aprovação de 50% no site Rotten Tomatoes, com base em 180 críticas publicadas até agora. É um número baixo. “Pantera Negra: Wakanda Forever” (2022), filme anterior da Marvel, recebeu 84% de aprovação. O jornalista David Fear, da Rolling Stone gringa, disse que esse filme do Homem-Formiga faz “Eternos” (2021) parecer melhor, em comparação.
Leia mais:
- Quais as cenas pós-créditos de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”?
- Quem morre em “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”?
- Aparição de Kang em “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” deverá ter grande impacto no MCU
A maior parte das críticas é pelo filme não chegar a lugar nenhum. Essa, aliás, é uma crítica recorrente às produções recentes da Marvel: filmes que ficam apenas no “vem aí”, preparando o público para títulos futuros. “Trata-se de um filme-pedágio, aquele que você precisa ver (e pagar), mas o importante mesmo é aquilo ainda por vir”, escreveu o jornalista Luiz Prisco, do Metrópoles.
Comentários sobre “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”
Jack King, da revista GQ britânica, escreveu: “‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ existe apenas para apresentar Kang. Por si só, é uma história chata, desprovida de apostas significativas”.
Mick LaSalle, do San Francisco Chronicle, publicou: “‘Homem-Formiga’ não é um exemplo de comédia ruim. É um drama ruim, uma ficção científica ruim e um desperdício de todos, incluindo Evangeline Lily e Michael Douglas”.
No Brasil, o jornalista Rodrigo Salem, da Folha de S. Paulo, classificou esse como “um dos piores filmes da Marvel”. Aline Diniz, apresentadora do canal “Entre Migas”, foi além e chamou “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” de “bolo de bosta” em um vídeo postado nesta semana.