O nome do filme “O Diabo Veste Prada” está nos trending topics do Twitter nesta sexta (24/12), véspera de Natal. Não, a Globo não está reprisando a comédia dramática estrelada por Anne Hathaway e Meryl Streep. O motivo é um debate levantado pela apresentadora e podcaster Carol Mereira no próprio Twitter. Ela disse que reviu o filme e acha que ele envelheceu mal.
Leia mais:
- Os 10 piores filmes de 2021 – na opinião da crítica
- Maguire, Garfield, Holland… São quantos filmes do Homem-Aranha?
- Spencer: Filme sobre a Princesa Diana ganha nova data de estreia no Brasil
“Acho que a melhor coisa dele, olhando de hoje, foi o ‘casting’ de Anne Hathaway. Se ela fosse alguma atriz mais ou menos, ou sem carisma, ficaria difícil engolir esse filme hoje em dia… Para quem está perguntando o motivo: acho que é um dos filmes mais gordofóbicos que já vi. Teoricamente a personagem usa 40 e é chamada de GORDA o tempo todo. A outra está numa dieta que só come quando desmaia… tudo é sobre ser magro e ninguém chega PERTO de criticar isso”, comentou.
e o problema não é mostrar como é a indústria da moda. o problema é mostrar como se isso fosse legal. ninguém questiona, crítica, pensa…
no fim do filme a mina fala que agora usa 38 maior feliz e faz um brinde. tipo ???
— Carol Moreira (@carolmoreira3) December 24, 2021
Crítica ao mundo da moda
“O Diabo Veste Prada” é um filme de 2006 que faz uma crítica ao mundo da moda. Ambientada na redação de uma revista importante, a Runway, a comédia acompanha a jovem Andy, que é testada o tempo todo na função de assistente da editora-chefe Miranda Priestly.
Algumas pessoas responderam que Carol Moreira, dizendo que, na verdade, o filme é uma sátira a questões como gordofobia e assédio moral. Ele não estaria normalizando esses tópicos. Confira a repercussão:
Eu assisti dia desses, mas li tudo como crítica e não como normalização…
— jotaerreferreira (@jotathoughts) December 24, 2021
Vejo por outro ângulo. No final ela se liberta de tudo e vai atrás dos sonhos. Volto a usar as roupas de antes, não fica na neura da perda de peso e vai ser escritora. Ela foi promovida poderia continuar e desistiu. Essa mensagem positiva é mais importante do que qq crítica
— Suzana Flag (@SuzanaFlagg) December 24, 2021
O título: o diabo veste prada.
Fala justamente sobre o quão malefico e sedutor é esse universo, pois o diabo é assim.A protagonista viveu um inferno, se curvou, mas no fim se liberta.
É tão óbvia a sátira do filme q ngm tá defendendo por memória afetiva e sim pq viram certo
— Diogo. Santo na laje (@lagediogo) December 24, 2021
Nem é sobre ser divertido, o filme é uma comédia ácida e crítica onde ngm termina o filme melhor por fazer parte disso. Nem mesmo a Miranda. Não envelheceu mal porque desde que saiu ele sempre foi sobre isso, sobre o quão tóxico e irreal é esse mundo. Filme tá é mais atual hoje.
— Paulo Almeidda (@PauloAlmeidda) December 24, 2021