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#POPline6anos A Fábrica: Por que o The Saturdays não emplaca um sucesso?

Nada de Bernardo Sim. Quem comanda A Fábrica dessa semana é o Kavad Medeiros.

Para a comemoração dos seis anos de POPline, fui encarregado de tomar o lugar do Bernardo Sim e escrever a coluna “A Fábrica”, que é sempre muito bem escrita e elogiada. Então, pressão alguma… só que ao contrário.

Para isso, resolvi me retratar com os fãs do The Saturdays e irei falar do grupo, que ao que parece foi negligenciado em uma de minhas colunas do “Passaporte POPline”. Mas espero que os fãs do grupo não levem o assunto para o lado pessoal, pois, como nesta coluna se fala sobre o que está acontecendo no mercado fonográfico e com seus artistas, tive que tocar em um assunto que os fãs do The Saturdays talvez não gostem muito de falar e pergunto: por que o The Saturdays não emplaca um sucesso?

Constantemente comparadas com outros grupos, em especial as Spice Girls e o Girl Aloud (principalmente o Girls Aloud pelo fato dos dois grupos serem da mesma gravadora), as meninas do The Saturdays não conseguem emplacar um grande sucesso desde… bom, desde… hum.. isso! “Issues”, terceiro single do grupo que, até hoje, é considerado o mais bem sucedido, apesar de outras músicas terem alcançado uma posição melhor nas paradas do Reino Unido.

Com uma carreira inconstante, onde estaria o erro do The Saturdays? Por que elas não conseguem emplacar um sucesso ou serem vistas como grandes nomes da música britânica, assim como foram as Spice Girls e o Girls Aloud? Falo isso pois vejo que, pelo menos aqui no Brasil, o The Saturdays parece ter uma base de fãs maior que o Girls Aloud, enquanto os fãs mais “hard core” das Spice Girls nutrem uma maior simpatia às meninas do que ao grupo de Cheryl.

Para tentar responder às perguntas, entrei em contato com alguns amigos que acompanham a carreira do The Saturdays e dos outros grupos mencionados aqui e alguns pontos foram apontados por eles.

Marketing

Essa foi a principal questão apontada por todos com quem falei e, apesar de eu ter minhas dúvidas quanto a isso, pois acredito que o The Saturdays tem basicamente o mesmo projeto de divulgação, marketing e todo o resto que o Girls Aloud tem, a explicação foi bem clara.

A escolha errada de músicas, com estilos bem diferentes para singles, foi o maior erro das meninas, segundo meus consultores. Apesar da divulgação sempre ser bastante intensa, com pelo menos cinco aparições na televisão em época de lançamento de single, capas de revistas, entre outras coisas, a música e muitas vezes a época em que elas são lançadas contribuem pro chamado “flop” do The Saturdays.

Conexão com o público

Enquanto o Girls Aloud e as Spice Girls eram formadas por cinco loucas que estavam sempre presentes para o público britânico, as meninas do The Saturdays aparentam ser mais intocáveis. Mas, como explicado por um dos meus consultores, esse talvez não seja a principal meta delas.

Como ele mesmo apontou, a falta de um single em primeiro lugar nas paradas pode sim atrapalhar a missão do The Saturdays de se tornar um nome forte na indústria do entretenimento. Apesar disso, as cinco meninas são donas de exatamente tudo o que leva o nome do grupo, então dinheiro não é exatamente o problema delas.

Química ao vivo

Essa parte fica por minha conta. Acompanho a carreira do The Saturdays desde o início, assim como as carreiras do Girls Aloud e das Spice Girls, e noto uma grande diferença entre os grupos mais antigos citados e as meninas do The Saturdays: falta uma certa química no palco quando elas se apresentam ao vivo.

Acusticamente, acho o The Saturdays impecável, incluindo Una tocando violão, mas em se tratando de uma performance mais elaborada, elas pecam não só na química entre elas, algo extremamente importante em um grupo desse estilo, como na habilidade de dança das meninas, assunto constantemente debatido entre os fãs do grupo.

Para finalizar, tento resumir a situação. O The Saturdays tem talento de sobra, grandes vozes, mas falta simpatia e uma estratégia de marketing diferenciada. Como foi falado antes, elas são quase intocáveis e para isso há de se criar uma maneira diferente de atrair o público (e deixar de lado os órfãos das Spice Girls e do Girls Aloud, que são acostumados com um grupo mais acessível e com integrantes mais maluquinhas).

Agora, as meninas irão tentar sucesso no mercado americano. Uma jogada um pouco arriscada, já que no próprio Reino Unido elas ainda não são um nome forte e seguro. Com um novo álbum já planejado para o próximo ano, um reality show produzido pelo canal E! e com as características de suas integrantes, creio que a possibilidade do sucesso nos Estados Unidos é bem grande. Por ser um país maior, bem maior, que o Reino Unido, essa aura quase intocável das meninas pode acabar passando despercebida.

Sorte para o The Saturdays e parabéns para o POPline!

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Alex Alves deixa o Termômetro para escrever na coluna de Kavd Medeiros.