O musical do cineasta francês Jacques Audiard (de “O Profeta”), “Emilia Perez”, só estreará em 2025 nos cinemas brasileiros, mas ganha sessões limitadas no Festival do Rio, neste mês. O POPline já teve acesso ao longa-metragem e te adianta o que esperar.
Leia mais:
- Diretor de “Emilia Perez” não sabia quem era Selena Gomez
- “Emilia Perez”: trailer novo exalta atuações de Selena Gomez, Zoe Saldona e Karla Sofía Gascón
- Netflix fará campanha para conseguir Oscar para Selena Gomez
- O melhor ano da carreira de Selena Gomez
O filme ganhou o Prêmio do Júri e o troféu de melhor atriz no Festival de Cannes para todo seu elenco feminino, formado por Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. Isso o transformou instantaneamente em um longa-metragem para prestar atenção, forte candidato à temporada de premiações de cinema.
Para os fãs de Selena Gomez, no entanto, a verdade é que ela tem bem pouco tempo de tela. Karla Sofía Gascón é a protagonista da história, a Emilia Perez do título, mas a presença que realmente domina o longa é a de Zoe Saldaña, responsável por conduzir todo o primeiro ato.
O que esperar de “Emilia Perez”
A história começa em torno da advogada Rita Moro Castro (Zoe), que se sente frustrada e desprestigiada em seu trabalho. Nesta situação, ela cede à proposta do narcotraficante Manitas Del Monte (Karla Sofía Gascón), que promete fortuna em troca de um trabalho altamente sigiloso. Manitas quer que Rita encontre a melhor maneira de ele fazer sua transição de gênero e ser dado como morto. Ele deseja não apenas viver como a mulher que sempre sentiu que era, como se afastar do narcotráfico. Rita o ajuda.
Selena Gomez é Jessi, a esposa de Manitas, que não sabe de nada disso. Ela realmente acredita que o marido morreu e que Rita foi incumbida de escondê-la em segurança. Jessi tem três números musicais no filme, que sublinham três estados emocionais diferentes da personagem, mas sua primeira performance só vem no segundo ato.
Selena Gomez na corrida pelo Oscar
Selena está ótima, sim, como já foi noticiado. Mas suas cenas talvez sejam poucas para render uma indicação ao Oscar, como vem sendo alardeado. Zoe Saldana, tão bem quanto, tem o dobro de números musicais, por exemplo. Deve sair na frente na corrida por troféus de coadjuvante. Karla Sofía Gascón (a Lourdes de “Rebelde” da Netflix) é um achado, e interpreta tanto Manitas quanto Emilia, algo admirável.
“Emilia Perez” é um musical bastante sombrio, com temas densos como tráfico, desaparecimentos, assassinatos e, claro, a transição de gênero da protagonista – que muda de identidade, mas não abandona seu caráter manipuladora. As músicas tratam disso, várias vezes com performances à meia luz. O longa está com 87% de aprovação no Rotten Tomatoes, e tem grande potencial de arrebatar também o público. O filme já está comprado para entrar na Netflix após sua passagem pelos cinemas.