Precisamos falar dos incríveis shows que os artistas brasileiros apresentaram na edição de 2022 do Rock in Rio, que terminou no último domingo (11 de setembro). Não é exagero afirmar que eles conseguiram fazer apresentações até mais impactantes do que os artistas internacionais (ou pelo menos tanto quanto). Se o festival cresceu trazendo nomes gringos que normalmente não passariam por aqui, hoje fica claro que o que é de casa tem seu valor. E como tem!
Leia Mais:
- Rock in Rio: Ludmilla prova que é a ‘Rainha da Favela’ ao transformar ‘Palco Sunset’ em ‘Mundo’
- Rock in Rio: Ivete Sangalo faz show repleto de hits e surpreende com aceno político
- Luísa Sonza estreia “O Conto dos Dois Mundos” no Rock in Rio
- Rock in Rio: Jão leva show às alturas e emociona com homenagem a Cazuza
- Rock in Rio: Gloria Groove faz um show do tamanho do seu talento
Entre os artistas pop nacionais que fizeram shows mais inesquecíveis estão Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, IZA, Jão, Lexa, Ludmilla, Luísa Sonza, entre outros.
Os fatores para o sucesso
Independente se estavam no palco Sunset, no Mundo ou em algum outro, eles faziam ali o momento deles com a devida grandiosidade. Primeiro de tudo, eles tiveram o público com eles. Com o pop nacional em alta, as plateias cantavam e vibravam com a presença de artistas nacionais.
Outro fato de importância é que nossos artistas investiram em seus shows. Eles sabem da importância do Rock in Rio e no quanto aquilo vai ser um marco em suas carreiras. Portanto, não mediram esforços para montar palcos elaborados, com elementos surpresas, corpos de ballet bem ensaiados e repertórios afiados.
Muitos artistas internacionais fizeram shows mais crus, sem grandes produções. Talvez eles não tenham a mesma dimensão dos artistas brasileiros ou até mesmo achem que o pouco basta. É claro que há exceções com shows extraordinários, como Coldplay e Dua Lipa. No entanto, os brasileiros não ficaram para trás em nada.
O cantor Jão, por exemplo, tem feito shows grandiosos há um bom tempo, sendo a principal marca de sua carreira. Para o Rock in Rio, ele levou ao palco uma carcaça de tubarão e elevou plataformas a vários metros de altura. Vale aqui creditar o cantor do interior de São Paulo por iniciar no Brasil um movimento, de fato, de investir nos shows e fazer algo que seja marcante. Há muita influencia dele como um pioneiro.
O Rock in Rio deixa seu legado
É bom saber que esses shows tão impactantes serão levados em turnê, na maioria. Artistas como Gloria Groove e Luísa Sonza fizeram, inclusive, as estreias dos seus espetáculos. No final das contas, muita gente ainda vai poder curtir tudo isso.
Além dos já citados, vale ressaltar uma galera fora do pop que também são destaques: Xamã, Matuê, Liniker, L7nnon e mais!
Este Rock in Rio terminou com um gostinho de vitória para os brasileiros. Em tempos de eleições e, em breve, Copa do Mundo, deu pra sentir um calor no coração e um orgulho de dizer que, sim, somos brasileiros, apesar dos pesares.