A HYBE garantiu que seu imbróglio com a ADOR não atrapalharia o comeback do NewJeans e, até então, está cumprindo com o combinado. Isso porque nesta sexta-feira (26) o canal oficial do girlgroup liberou o MV de “Bubble Gum”, faixa que faz parte do próximo EP previsto para final de maio. A novidade vem como um respiro para os fãs em meio a polêmica entre o conglomerado e sua subsidiária, que é responsável pela carreira de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein.
LEIA MAIS:
- K-Pop: Entenda a polêmica entre a HYBE e a agência ADOR, do NewJeans
- K-Pop: Polêmica HYBE x ADOR pode atrapalhar comeback do NewJeans?
- Para romper com a HYBE, NewJeans precisará pagar multa milionária
K-Pop: Entenda a polêmica entre a HYBE e a agência ADOR, do NewJeans
A HYBE fez investigação contra a sua subsidiária ADOR, conhecida por cuidar da carreira do NewJeans, e a CEO Min Hee Jin. A iniciativa foi tomada após suspeita de que a agência estaria quebrando cláusulas de contrato com suposto plano para deixar de ser parcialmente controlada pelo conglomerado.
A HYBE, mundialmente conhecida por ter revelado o BTS quando ainda se chama Big Hit, detém uma participação de 80% na ADOR, enquanto os 20% restantes são detidos por Min Hee Jin e pela administração da agência.
Acontece que, de acordo com a imprensa sul-coreana, a CEO estaria tentando se desvincular do acordo desde o começo do ano, recebendo consultoria externa para assumir total gestão da agência.
De acordo com o site Koreaboo, o plano incluía divulgação de informações sobre a HYBE que dessem a entender que a empresa fazia exigências injustas à ADOR. Além disso, outra acusação é que Min Hee Jin e dois vice-CEOs teriam tentado influenciar a opinião pública de forma negativa contra grupos e idols do conglomerado a fim de sujar sua reputação.
Investigação confirmou vazamento de informações confidenciais da HYBE
Sendo assim, a HYBE iniciou uma auditoria, que é uma investigação das atividades exercidas por uma empresa a fim de verificar se o funcionamento da mesma está conforme as regras estabelecidas em contrato. A ação gerou uma queda nas ações da empresa, mas acabou confirmando que informações confidenciais dos recursos humanos, bem como de idols, se tornaram públicas.
O resultado da auditoria levou a um pedido de renúncia de Min Hee Jin ao cargo de CEO da ADOR, mas ela não se calou perante a polêmica. Através de um comunicado, disse que sua desavença com a HYBE começou por causa de um suposto plágio do grupo ILLIT, da subsidiária Belift, que teria copiado um conceito do NewJeans — o que o representante do conglomerado negam.
Em resposta à acusação Park Ji Won, CEO da HYBE, escreveu um comunicado para toda a empresa, onde falou com todos os colaboradores de suas subsidiárias sobre o assunto, deixando claro que as acusações de Min Hee Jin são falsas.