in

PLResponde: Por que a Rihanna faz CD todo o ano? + Por que o Evanescence não está no topo da parada? + Beyoncé vai ou não anunciar outras datas no Brasil?

O verão acabou e o POPline começa mais um ano cheio de novidades, uma delas é essa coluna: PL Responde. Aqui você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre o mundo pop. Toda semana vamos selecionar perguntas através do e-mail [email protected] e vamos revirar todas as nossas fontes atrás das melhores respostas. Então, vamos lá, esclarecer tudo o que você sempre quis saber!

Caique Pereira: Por que a Rihanna faz CD todo o ano?
Bom, Caique, isso não é mais novidade. Desde que entrou na indústria em 2005, Rihanna já lançou 7 álbuns. Seus três primeiros álbuns foram lançados no verão americano. Em 2008, ela relançou o multi-platinado “Good Girl Gone Bad” no mesmo período. De 2009 pra cá, Rihanna passou a lançar seus CDs em novembro (aproveitando a alta temporada do dia de ações de graça, black friday e natal) – já são 4, praticamente uma tradição.

Na geração iTunes, lançar álbum já deixou de ser obrigação e, hoje em dia, você pode se limitar a trabalhar apenas singles – tá aí o will.i.am que entende bem dessa estratégia. Os veteranos do pop, que tem pelo menos 10 anos de holofotes, fazem parte de uma geração que tinha um ciclo praticamente obrigatório: “lança álbum -> turnê promocional -> turnê mundial -> férias -> lança álbum…”. Salvo algumas exceções, muitos conseguiam concluir um ciclo em até 2 anos e meio.

Junior Maia: Por que o Evanescence não está no topo da parada?
Há quem diga que o rock deixou de ser prioridade nas estações de rádios – que, acredite, é a fonte de divulgação musical que está no comando. Mais por que o rock’n’roll não toca tanto nas “rádios jovens” aqui e lá fora? Nos Estados Unidos, por exemplo, existe o mito de que cada década é dominada por um estilo: o começo dos anos 2000 foi a vez do hip hop e r’n’b. Quem é o rapper 50 Cent nas paradas hoje? Dizem que agora quem dá as cartas é a galera do eletropop – David Guetta e, recentemente, Calvin Harris são bons exemplos. Já artistas como Usher e Ne-Yo, que começaram no r’n’b, já foram picados pela mosquinha eletrônica…

Voltando à relevância do rock nas paradas em 2013: Ouvir um solo de guitarra em rádio top 40 virou raridade. No entanto, bandas consagradas de rock ainda ocupam o topo das turnês mais lucrativas, e no caso de bandas mais frescas, como o Evanescence, tem que ser forte para continuar na escalada até o topo. Não está fácil para Linkin Park e Green Day, que são aparentemente estabilizadas, imagina para uma banda que já teve a sua formação alteradas várias vezes e vive com problemas na gravadora? Amy Lee e sua trupe estão nas mãos de um selo independente que desde que encerrou o acordo com a extinta SONY BMG não consegue emplacar novos artistas. Atualmente, o selo tem um acordo de distribuição com a EMI Music. Então, somando todos os pontos, vai ser muito difícil ver a nossa querida gótica provando que o sucesso é “immortal”. Assunto bem delicado… Vamos falar de coisa boa agora!

João Lucas Anacleto: Por que o YouPOP não existe mais?
Férias… um dia elas acabam! O YouPOP e Raíssa voltam nesta sexta-feira, 8 de março, às 20h cheio de novidades. Entre os novos quadros, já sabemos que teremos um com top com as notícias mais acessadas no POPline, outro sobre o visual dos artistas e claro divertidas entrevistas. Ah! Na última sexta-feira do mês rola a edição ao vivo do programa com participação de outros colunistas do site. Bacana, né? Fica de olho neste link.

Junior Seeling: Beyoncé vai ou não anunciar outras datas no Brasil?
Absolutamente sim. Além dessa ser a maior turnê da Honey B, nossas fontes disseram que a patrocinadora global, uma marca de refrigerantes, usa o bordão da concorrente para este caso: “quanto mais melhor”. Isso significa que no mesmo período que ela estiver no Brasil para o Rock In Rio, levará seu show não apenas para outras cidades brasileiras, mas também para outros países da região. E a gente ainda conta mais: as negociações para cidades como Belo Horizonte já estão rolando.

Por hoje é isso! Tem alguma pergunta? Manda no [email protected], gente! Inté semana que vem 🙂

Escrito por Redação POPLine

Perfume da Nicki Minaj ganha frascos personalizados para lançamento no Reino Unido

Festival SXSW reforça segurança para receber Justin Timberlake