Encabeçado por Anitta, Valesca e Mc Guimé, a "gourmetização do funk" transcende os bailes e invadem a grande mídia.
O funk voltou com tudo e mais pop do que nós poderíamos imaginar! O movimento, que já foi muito popular na década de 90, ganhou força nos dois últimos anos. Entretanto, dessa vez, o batidão que vem das periferias Brasil afora tem se profissionalizado em todos os sentidos: as produções musicais são tão impressionantes quanto do hip-hop norte-americano, os clipes apresentam uma qualidade cinematográfica pra ninguém colocar defeito e, claro, o segmento apresenta artistas muitos talentosos. Essa vertente do funk pode ser chamada facilmente de “funk gourmet”.
Encabeçado por Anitta, Valesca e Mc Guimé, a “gourmetização do funk” transcende os bailes e invadem a grande mídia. Nos últimos 6 meses, esses artistas passaram por todos os programas da TV aberta, incluindo Faustão e Caldeirão Huck. Na publicidade não é diferente, Anitta virou garota propaganda de uma grande montadora de carros; Valesca estrelou campanha de produtos de limpeza; e Guimé virou embaixador da goma de mascar mais vendida no país.
Em 2015, empresários artísticos, investidores e gravadoras tendem a olhar o movimento com mais atenção ainda. A Sony Music, por exemplo, quer colocar o Dream Team do Passinho no topo das paradas. A Universal Music investiu as fichas no Mc Gui – ele já tem dois hits nas rádios pop de São Paulo. A Warner Music tem Ludmilla, que não para de crescer, e a Som Livre acabou de assinar com a novata Lexa.
Reunimos todos os recentes lançamentos do “funk gourmet” na playlist a seguir. Veja: