Os charts sul-coreanos estão dominados por um novo grupo de k-pop chamado PLAVE. Superando gigantes como aespa, (G)I-DLE e NewJeans, o quinteto emplaca atualmente o single “Pump Up The Volume!” no topo da Melon‘s TOP100. Mas tem um detalhe muito interessante que precisa ser levado em consideração: os calouros da indústria são artistas virtuais, criados em desenhos, como se tivessem saído diretamente de um webtoon.
LEIA MAIS:
- Além de Lisa e Rosalía, relembre parcerias que mesclaram k-pop e música latina!
- K-Pop: Entre sertanejo, trap e funk, Jimin emplaca single no Top 50 Brasil
- 2NE1 IS BACK! Relembre hits do grupo de k-pop, que fará comeback este ano
Sim, o PLAVE é um grupo de k-pop virtual, o primeiro a se destacar nesse segmento. Não se trata de Inteligência Artificial, na verdade, artistas reais, que cantam, dançam e compõem estão por trás dos cinco integrantes — Yejun, Han Noah, Bamby, Eunho e Hamin.
Os movimentos deles são capturados e depois transformados em cartoon. Pode parecer inusitado, mas não é algo novo na cultura pop. A banda Gorillaz, por exemplo, faz uso desse recurso há muito tempo. Assim como as franquias “Avatar” e “Planeta dos Macacos”.
A criação do PLAVE partiu do desejo de idols da segunda e terceira geração, que queriam continuar criando música. Então, com a ajuda da agência VLAST, o grupo debutou em março de 2023 com a música “Wait for You”, que soma mais de 7 milhões de visualizações no YouTube. O canal deles, inclusive, conta com impressionantes 700 mil inscritos e nas redes sociais muitos fãs se movimentam para mantê-los entre os trending topics.
Hoje o grupo já tem dois EP’s lançados (“ASTERUM : The Shape of Things to Come” e “ASTERUM : 134-1”) e promove “Pump Up The Volume!”, além de ter um show marcado para outubro na Coreia do Sul.