Um novo estudo da plataforma de pesquisa e análise de música Viberate sugeriu que o TikTok “remodelará o negócio da música” em 2022. Para complementar o turbilhão de previsões para a indústria da música no início do ano, o Viberate usou dados de 2021 para mapear as tendências dos próximos 12 meses.
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De acordo com o Music Week, a plataforma analisou uma quantidade significativa de dados (mais de um trilhão de pontos de dados, milhares de artistas e playlists, milhões de faixas e vídeos e centenas de festivais) coletados das principais mídias sociais e canais de música, incluindo Spotify, TikTok, Instagram, Beatport e rádio.
O relatório “State Of Music” apresenta um detalhamento de quem e o que é popular nos canais relevantes, além de oferecer outras informações valiosas para profissionais da música. Por exemplo, o relatório afirma que apenas 1% dos principais artistas analisados dominam todos os números de engajamento nas mídias sociais e canais de música. Isso significa que os artistas na longa data do streaming e das mídias sociais precisam inventar estratégias promocionais sólidas se quiserem se destacar – e o TikTok pode desempenhar um papel importante nisso.
Ainda de acordo com dados da Viberate, algumas das tendências que definirão o negócio da música em 2022 são: música multilíngue se tornando mais mainstream, personalização virá à tona, TikTok atuará como uma plataforma de lançamento de carreira, vídeos curtos ganhando força e mistura ainda mais de gêneros.
Confira mais detalhes sobre as cinco tendências:
1. Artistas multilíngues se tornarão mais populares: A sensação sul-coreana BTS chegou à lista Top 5 do Viberate em quase todos os canais, enquanto o YouTube viu um grande aumento na popularidade do pop asiático e gêneros latinos, especialmente o reggaeton. Ao contrário do rádio ou da TV, os canais de música online têm poucos ou nenhum gatekeeper, empurrando assim a música não inglesa para o mainstream.
2. ‘Personalizar tudo’ impulsionará o sucesso artístico: Isso significa que gravadoras, artistas e outros profissionais se beneficiarão de abordagens de fãs para sua promoção, merchandising e distribuição. As experiências personalizadas também andam de mãos dadas com a garantia de receita digital, como gorjetas, NFTs ou assinaturas pagas.
3. O TikTok funcionará como uma plataforma de lançamento de carreira: O TikTok não foi apenas o site mais visitado em 2021, mas também ajudou artistas como Tokischa, Will Paquin e Crawlers a avançar e aumentar seus números de streaming. De certa forma, o Spotify ‘sela o acordo’ – os artistas que transformam um sucesso do TikTok em streams sólidos são aqueles com potencial real. Portanto, pode-se esperar que mais descobertas de talentos e esforços promocionais se concentrem no TikTok e nas mídias sociais.
4. Vídeos curtos vão dominar: Formatos facilmente digeríveis, como vídeos do TikTok, serão o formato promocional mais útil para os artistas se destacarem e serem descobertos. À medida que o público celebra a abordagem DIY, o conteúdo será mais importante do que o valor da produção.
5. As linhas de gênero ficarão ainda mais borradas: Atos em ascensão e inovadores como PinkPantheress provam que a mistura de gêneros é mais popular do que nunca. Os artistas e seu público preferem os humores aos rótulos de gênero tradicionais, com a tendência se estendendo a playlists de streaming populares para ocasiões específicas (condução, estudo, relaxamento). Por exemplo, a lista de reprodução “Songs To Sing In The Shower” do Spotify tem impressionantes 6,4 milhões de seguidores.
Para confirir relatório “State Of Music” completo com a lista de tendências, artistas com melhor desempenho e gostos musicais de 2021 clique aqui.