Menu
in ,

Placebo explica processo criativo incomum do novo álbum

A banda também fala sobre o significado misterioso de seu novo single “Beautiful James”

Crédito: Mads Perch

O Placebo revelou o processo de composição incomum por trás de seu novo álbum, explicando como eles escolheram trabalhar “de trás pra frente” para vencer o iminente “tédio”. Nesta sexta-feira (17) a banda lançou seu novo single “Beautiful James”, primeira amostra de seu vindouro oitavo álbum, que sucederá “Loud Like Love“, de 2013.

Crédito: Mads Perch

“Estávamos basicamente prontos para sair em turnê: o álbum já estava finalizado e passamos 2019 em nosso estúdio caseiro trabalhando nele. Já havíamos decidido que ‘Beautiful James’ seria o primeiro single. Mas não contávamos com tudo que aconteceu, então tudo está meio atrasado em cerca de dois anos agora. Eu sei que foi frustrante para os fãs. Certamente foi muito frustrante para nós também esta espera interminável para lançar novas músicas”, disse Brian Molko à BBC.

Quanto ao processo de composição do próximo álbum, Molko explicou que o Placebo se esforçou para impor um desafio a eles mesmos.

“Desta vez eu cheguei para Stefan [Olsdal, baixista e guitarrista] com as imagens primeiro. Eu queria fazer tudo ao contrário, então disse: ‘Vamos escolher a capa do álbum antes de escrever qualquer música. Aqui está uma lista de títulos de músicas que venho escrevendo nos últimos cinco anos, vamos começar com esses títulos de música em vez de começar com a música – vamos fazer tudo o que fazemos ao contrário. Vamos fazer esse álbum inteiro sem baterista”, disse.

Molko continua: “No final, acabamos usando dois bateristas. É claro que essa maneira retrógrada de trabalhar meio que foi perdendo o equilíbrio conforme o processo começou, mas serviu de base para essa interrupção do processo e a maneira como normalmente abordaríamos tudo. Eu precisava fazer isso ao contrário no início para sentir que estava fazendo algo diferente”, justficou.

Falando sobre o significado de “Beautiful James”, Molko disse que quer “cada pessoa interessada o suficiente para ouvir o álbum e encontrar sua própria história”, acrescentando: “Quem é James para você? E James é mesmo um homem? Estas são perguntas que não vou responder, são perguntas que quero que as pessoas se questionem”.

A natureza misteriosa da faixa também emergiu de diversas noites sem dormir, explicou Molko. “Eu tinha essa lista de títulos e esse era um deles. Tudo começou durante um período de grande insônia para mim em 2019. Essas foram algumas semanas particularmente ruins, mas não sei de onde, comecei a ouvir melodias e frases vinham à minha cabeça. Era como se eu estivesse delirando por falta de sono e, portanto, conectado a algo que eu realmente não sabia o que era”.

A experiência de Molko beira o sobrenatural. “Lembro-me de ter que sair da cama cinco ou seis vezes por noite, embora não estivesse dormindo, e simplesmente ir até o piano para gravar uma melodia no meu telefone. Uma dessas melodias se chamava ‘Bad Piano’ porque eu a gravei às cinco da manhã, só para anotar as notas. Por muito tempo, ‘Beautiful James’ foi chamada de ‘Bad Piano’ porque a melodia principal foi escrita no meio de um grande surto de insônia. Então Stefan a pegou e deu algum sentido a isso”.

Brian Molko já havia compartilhado anteriormente à NME o sentimento de que o próximo álbum do Placebo teria uma “virada experimental” e comparou-o a um “suicídio de carreira” após a produção mais pop dos últimos anos. O próximo álbum é esperado para o início de 2022.

Compartilhe:

Sair da versão mobile