O programa “Encontro com Fátima Bernardes” desta segunda-feira (6) contou com a presença de Pitty entre os convidados. A cantora mostrou um trecho do hit “Equalize”, além de divulgar as novas “Noite Inteira” e “Te Conecta”, do recém-lançado álbum “Matriz”. Mas o que repercutiu mesmo foi a defesa da cantora ao ensino de Ciências Humanas.
Tudo começou a partir de uma conversa sobre uma pesquisa realizada com jovens brasileiros para saber os níveis de conhecimento e a realidade do mercado de trabalho. Aos 15 minutos do vídeo, Pitty comenta sobre como a tecnologia está inserida na vida de sua filha, a pequena Madalena, e questiona sobre o tipo de formação que é dada aos alunos. “O ensino técnico forma uma pessoa para o mercado de trabalho, te ensina como fazer, mas a gente não pode esquecer das ciências humanas que te ensinam todas essas outras coisas, como as habilidades sociais, habilidade de liderança”, apontou.
“Isso também vai ser um diferencial para essa pessoa, que vai conseguir ter um raciocínio de uma forma muito mais ampla, uma percepção do que está a volta dela, até mesmo na condição de uma equipe, com certeza faz uma diferença. Eu vejo todo mundo muito focado no técnico, eu acho que às vezes a gente esquece esse lado de convivência humana”, concluiu Pitty.
E claro, não demorou muito para que os internautas reagissem às declarações da cantora. Alguns entenderam como uma crítica às declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre preparar os jovens exclusivamente para o mercado de trabalho e abrir mão de disciplinas como Filosofia, Sociologia e Antropologia. Leia abaixo alguns posts:
Estou amando as indiretas da Pitty para o nosso presidente referente ao ensino de sociologia e filosofia #Encontro
— cuzin (@uiuziin) 6 de maio de 2019
#Encontro calculadora, internet e celular são materiais que auxiliam os resultados do raciocínio. Enquanto tivermos uma educação que priorize a tabuada e não a aplicabilidade dos números, sempre vão jogar a culpa pra cima dos jovens!
— Todo Pablo tem dois nomes (@_doarrocha) 6 de maio de 2019
#Encontro Menos matemática e mais pensamento crítico! Falou tudo @Pitty. Liçao N 1: Substitua a palavra 'mercado' por 'milionários' em notícias de econômia
— Maximiliam Steffens (@cdef_com_br) 6 de maio de 2019
@Pitty super sensata e coerente no #Encontro, comentando sobre a importância das ciências humanas na escola para formar seres humanos conscientes e capazes de se socializar. 👏❤️
— Fabiana 🍀 (@drroplets) 6 de maio de 2019
@Pitty obrigado por lembrar das humanas, eu te venero mulher #Encontro
— Yuri (@Yurivieiiraa) 6 de maio de 2019
Obrigada @Pitty por pautar a importância da filósofa e sociologia em nossas vidas. #encontro
— gata comunista (@porramilaa) 6 de maio de 2019
ser humano tem que pensar, refletir, dialogar, construir narrativas. acertada demais a defesa das humanidades no currículo da educação básica #Encontro #PittyNoEncontro mandou bem, @Pitty ❤️
— Roxa F.C. (@RoxaFC) 6 de maio de 2019