No clipe de “Holy“, lançado em setembro de 2020, Justin Bieber aparece madrugando, às 5 da manhã, para ir trabalhar numa construção como encanador. A caracterização o colocava com o rosto todo sujo, dando a entender que o trabalho é bastante pesado. Dá pra entender o conceito do clipe. No entanto, não tem nada a ver com a vida do cantor. Foi o que criticou o conceituado site Pitchfork.
“O retrato de um trabalhador de Justin Bieber em seu vídeo ‘Holy’ é triste e vazio; seu papel como herói da classe trabalhadora não é apenas absurdo, beira à pena”, soltou o site em publicação no Twitter.
Justin Bieber’s portrayal of a laborer in his “Holy” video is joyless and empty; his role as a working-class hero isn’t just absurd, it stinks of pity https://t.co/fMYiSTL429
— Pitchfork (@pitchfork) January 8, 2021
A crítica
O site Pitchfork apontou que essa abordagem é um problema de desigualdade social. Leia:
“Em meio a uma crise que continua a aumentar a lacuna de renda na América, Justin Bieber foi outra celebridade revelando sua riqueza impensadamente. Na primavera, Bieber, sua esposa Hailey e Kendall Jenner participaram de uma conversa no Instagram Live sobre a discrepância de classes durante a pandemia. ‘Quão abençoados somos?’, Bieber perguntou, seu teto abobadado se elevando ao fundo, reconhecendo sua riqueza absurda“, escreveu a publicação.
O texto continua: “Ele rapidamente moderou o sentimento com o raciocínio rápido: ‘Muitas pessoas, obviamente, nesta época têm uma situação ruim. Eles olham para nós e, obviamente, trabalhamos duro para saber onde estamos, então é como se não pudéssemos nos sentir mal pelas coisas que temos’. Não foi totalmente surpreendente ouvir celebridades distantes tentando acalmar umas às outras sobre seus estilos de vida ostentosos, mas a necessidade de transmitir esse discurso pode ser desconcertante. Em meio à perda recorde de empregos, ouvir estrelas infantis milionárias parabenizando sua própria ética de trabalho foi especialmente notório“, completa.
Outro lado
É claro, como tudo tem dois lados, muitas pessoas foram defender Justin Bieber, reafirmando suas boas intenções de dar visibilidade à quem precisa.
“Ele já fez uma música para caridade para ajudar as pessoas que são afetadas por esta pandemia e ele realmente tem uma boa mensagem nesta música… Você não pode escrever o que quiser, só porque você tem uma caneta, mas você tem que ser responsável e você tem que respeitar o trabalho dos outros e boas intenções”, escreveu um seguidor.
he already made a song for charity to help people who get affected by this pandemic & he really has a good msg on this song … you can’t write whatever u want just cuz you have pen but you’ve to be responsible and you’ve to respect others work and good intention !
— ʎɯɯǝ (@EmmyK98s) January 8, 2021
Ele não foi o único
No mesmo artigo, foram criticados pelo mesmo motivo os artistas Drake e Travis Scott. Todos eles tentaram parecer humildes trabalhadores em recentes clipes, o que é questionável.