Holy
Foto: Reprodução UMG (em nome de RBMG/Def Jam)
in ,

Pitchfork critica Justin Bieber por tentar parecer um “herói da classe trabalhadora” no clipe de “Holy”

Site fez duras críticas.

No clipe de “Holy“, lançado em setembro de 2020, Justin Bieber aparece madrugando, às 5 da manhã, para ir trabalhar numa construção como encanador. A caracterização o colocava com o rosto todo sujo, dando a entender que o trabalho é bastante pesado. Dá pra entender o conceito do clipe. No entanto, não tem nada a ver com a vida do cantor. Foi o que criticou o conceituado site Pitchfork.

“O retrato de um trabalhador de Justin Bieber em seu vídeo ‘Holy’ é triste e vazio; seu papel como herói da classe trabalhadora não é apenas absurdo, beira à pena”, soltou o site em publicação no Twitter.

Justin Bieber criticado
Foto: Reprodução UMG (em nome de RBMG/Def Jam)

A crítica

O site Pitchfork apontou que essa abordagem é um problema de desigualdade social. Leia:

Em meio a uma crise que continua a aumentar a lacuna de renda na América, Justin Bieber foi outra celebridade revelando sua riqueza impensadamente. Na primavera, Bieber, sua esposa Hailey e Kendall Jenner participaram de uma conversa no Instagram Live sobre a discrepância de classes durante a pandemia. ‘Quão abençoados somos?’, Bieber perguntou, seu teto abobadado se elevando ao fundo, reconhecendo sua riqueza absurda“, escreveu a publicação.

O texto continua: “Ele rapidamente moderou o sentimento com o raciocínio rápido: ‘Muitas pessoas, obviamente, nesta época têm uma situação ruim. Eles olham para nós e, obviamente, trabalhamos duro para saber onde estamos, então é como se não pudéssemos nos sentir mal pelas coisas que temos’. Não foi totalmente surpreendente ouvir celebridades distantes tentando acalmar umas às outras sobre seus estilos de vida ostentosos, mas a necessidade de transmitir esse discurso pode ser desconcertante. Em meio à perda recorde de empregos, ouvir estrelas infantis milionárias parabenizando sua própria ética de trabalho foi especialmente notório“, completa.

Outro lado

É claro, como tudo tem dois lados, muitas pessoas foram defender Justin Bieber, reafirmando suas boas intenções de dar visibilidade à quem precisa.

“Ele já fez uma música para caridade para ajudar as pessoas que são afetadas por esta pandemia e ele realmente tem uma boa mensagem nesta música… Você não pode escrever o que quiser, só porque você tem uma caneta, mas você tem que ser responsável e você tem que respeitar o trabalho dos outros e boas intenções”, escreveu um seguidor.

Ele não foi o único

No mesmo artigo, foram criticados pelo mesmo motivo os artistas Drake e Travis Scott. Todos eles tentaram parecer humildes trabalhadores em recentes clipes, o que é questionável.

Escrito por Caian Nunes

Suga volta ao BTS e faz discurso em premiação

BTS ganha Golden Disk Awards e Suga diz: “achei que tinham esquecido de mim”

De Olho na Gig: vagas de trabalho no mercado da música

De Olho na Gig: Amazon Music, K2L, MK Music e mais vagas