in

Pink Floyd: raro show da turnê de 1975 reaparece na web remasterizado

Ouça “Dark Side of the Moon” na íntegra junto de faixas de “Wish You Were Here” e “Animals”

Foto: Reprodução de internet

O fã médio do Pink Floyd nos anos 1970 não tinha a preocupação de registrar os shows da banda em seu ápice. Mas um herói às avessas chamado Mike “The Mic” Millard fez o trabalho que nem Roger Waters ou David Gilmour se preocupou em fazer. Com um mirabolante artifício, ele registrou a apresentação dos britânicos na L.A. Sports Arena em 26 de abril de 1975. E este show, na íntegra, ressurgiu na internet completamente remasterizado para a alegria dos fãs.

Foto: Reprodução/Revista Bravo

O roqueiro fanático usava uma cadeira de rodas falsa para entrar nos shows com um gravador Nakamichi 550 na famosa arena de Los Angeles. Quando as luzes diminuíam, Mike ligava a máquina aos microfones conectados ao seu chapéu e simplesmente caminhava até a frente do local. O truque permitiu que ele capturasse shows de Rolling Stones, Genesis, Led Zeppelin, Rush, Yes, Eric Clapton e muitos outros com incrível qualidade de som e pouco ruído de público.

Este show do Pink Floyd em especial é uma de suas gravações mais famosas. E agora reaparece no YouTube com qualidade de som ainda melhor do que as versões anteriores. Isso foi seis meses antes do álbum Wish You Were Here chegar às lojas. Então o público ouve músicas como “Shine on You Crazy Diamond” e “Have a Cigar” em primeira mão.

Há ainda versões primárias de “Sheep” e “Dogs”, que antes se chamavam “Raving and Drooling” e “You’ve Got to Be Crazy”, e que apareceriam oficialmente dois anos depois no álbum Animals. Após uma pausa no set, eles recompensam o público paciente com as novidades apresentando a íntegra de Dark Side of the Moon seguida de um ‘bis’ com a faixa “Echoes”.

O legado de Mike “The Mic” Millard e seu triste fim

Infelizmente, Mike teve um triste fim ao cometer suicídio em 1994. Diz a lenda que ele teria destruído boa parte de seus registros históricos. Mas ano após ano, algumas raridades tem aparecido na internet. Até mesmo Jimmy Page teria usado parte dessas gravações no DVD duplo lançado pelo Led Zeppelin em 2003, com vários registros de shows diversos da banda ao longo de sua trajetória.

Mike “The Mic” Millard capturou o Pink Floyd no auge de suas habilidades como banda ao vivo e este show merece ser ouvido pelo maior número de pessoas possível. É um tributo à engenhosidade e perseverança deste fã, mesmo que todo o truque da “cadeira de rodas falsa” não seja exatamente ideal. Mas neste caso, os fins justificam os meios.