Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Phonogram.me promove o primeiro leilão em NFT com festivais de música

Festivais Bananada, Coquetel Molotov e DoSol disponibilizam passes vitalícios no primeiro leilão de ingressos em NFT da América Latina.
Foto: Reprodução

A primeira plataforma de música em NFT (Non-Fungible Tokens) do Brasil, Phonogram.me, anunciou seu primeiro leilão online neste sábado (26). Para marcar a estreia desta atividade, serão leiloados 100 passes vitalícios para três festivais icônicos da música independente no país: Bananada, Coquetel Molotov e DoSol. A iniciativa pioneira é a primeira venda de ingressos em NFT da América Latina.

Com a pandemia, a demanda pelo digital acelerou e tornou os tokens não-fungíveis (NFTs) alternativas no mundo inteiro. O Phonogram.me trouxe esta tendência internacional, permitindo que qualquer pessoa possa investir em produtos ligados à música.

“A proposta do marketplace é valorizar os profissionais de toda a cadeia do mercado de música. Com isso, o Phonogram.me possibilita uma nova oportunidade de renda, inclusive, para os produtores de eventos, que vão começar a olhar para o NFT como uma ferramenta poderosa para ingressos e merchandising, já que a sua revenda gera lucro para os criadores originais, diferente do que acontecia até hoje com o ingresso sendo revendido por cambistas, por exemplo”, explica Janara Lopes que, ao lado de Lucas Mayer, é sócia do Phonogram.me.

Para estrear as operações do Phonogram.me, a primeira experiência com os leilões será promovida em parceria com o ATROÁ, projeto que reúne três importantes festivais para o cenário da música indie: o Bananada, festival realizado em Goiânia desde 1999; o Coquetel Molotov, que acontece em Recife desde 2004; e o DoSol, que ocorre em Natal desde 2002.

O passe leiloado dá direito a entrada livre para uma pessoa às principais arenas em todos os eventos físicos dos três festivais no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo, e também acesso a todas as ações digitais destes eventos.

O produtor do Festival Bananada, Fabrício Nobre, explica que “o Crypto Pass seria uma espécie de cadeira cativa. Estas cadeiras cativas se transformaram em ingressos pra vida e logo decidimos utilizar a tecnologia dos NFTs”.

O passe para o ATROÁ vem em formato de Crypto Pass, numerado, em formato de vídeo, contendo uma obra de arte 3D criada por ROSABEGE e trilha sonora feita por Benke Ferraz e Anderson Foca.

Além disso, quem adquirir este NFT receberá também uma obra especial criada pelos artistas visuais Maria Eugênia Franco e Caio Vitoriano em formato de pôster em serigrafia. Além do ingresso vitalício, o comprador do Crypto Pass 001/100 recebe a obra original digital transformada em NFT. Já o fonograma da trilha original acompanha o Crypto Pass 002/100.

Obra criada por Maria Eugênia Franco e Caio Vitoriano | Foto: Divulgação

Já no dia 03 de julho, é a vez do material inédito da banda BaianaSystem – em parceria com André Abujamra, embaixador do Phonogram.me, entrar em leilão na plataforma. Serão disponibilizados 3 NFTs para o leilão:

  1. NFT com conteúdos exclusivos, dentre eles a música integral, encontro de 30 minutos em chamada de vídeo com artistas, um ingresso vitalício para apresentações da banda e mais um ingresso para o Navio Pirata, bloco de carnaval da banda que mobiliza milhares de pessoas todo ano;
  2. NFT com 4 animações sonorizadas, cada uma contendo uma parte diferente da música, e um ingresso vitalício.
  3. 5 GIFs sonorizados com um trecho da música, além de uma máscara do BaianaSystem autografada.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Destaques

#ROCKline

Um dos mais importantes festivais do país, o Porão do Rock, anunciou as primeiras atrações de 2025. Stone Temple Pilots, Sepultura, BaianaSystem, CPM22, Raimundos,...

#Mercado

A 21ª edição do Coquetel Molotov está chegando. Marcado para acontecer no dia 7 de dezembro, o festival pernambucano confirmou as últimas atrações do...

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...