Foto: Reprodução Internet
in ,

Petição para boicotar filme de Sia atinge 68 mil assinaturas

O objetivo da campanha é retirar as duas indicações que “Music” recebeu no Globo de Ouro

“Music”, filme dirigido por Sia, não vem recebendo boas críticas desde sua estreia. Uma prova disso é que nesta semana, uma petição foi criada para que o longa seja boicotado pela indústria cinematográfica. E, até o momento, mais de 68,5 mil pessoas aderiram a iniciativa.

Foto: Reprodução Internet

O longa ganhou duas indicações ao Globo de Ouro: “Melhor filme – Musical ou comédia” e “Melhor atriz em filme – Musical ou comédia” (Kate Hudson, no papel de Zu).

LEIA MAIS: “Music”, filme de Sia, é um dos indicados ao Globo de Ouro; veja a lista!

No entanto, ele tem se mostrado até agora um fracasso de crítica, pois incomodou muita gente por conta de sua abordagem sobre pessoas com autismo.

Isso porque, em “Music”, Maddie Ziegler – estrela de vários clipes de Sia – vive uma jovem autista e acabou não agradadando com sua atuação “abobada”, bem diferente das pessoas que têm autismo. O que também levantou questionamentos sobre a falta de escalação de atores e atrizes que poderiam interpretar o papel.

Então, uma campanha foi criada no site Change.org e, até o momento, já acumula mais de 68,5 mil assinaturas de desde que foi criada.

Na descrição, as responsáveis pela iniciativa, Nina Skov Jensen e Rosanna Kataja, definem “Music” como um “completo desprezo que toda a indústria do entretenimento tem pela inclusão e representação minoritária“.

“Só usa o autismo como inspiração para fazer os neurotípicos se sentirem bem com sua suposta ‘superioridade’. Apesar de alegar que seu filme é uma ‘carta de amor aos cuidadores e à comunidade autista’, ela está na verdade dizendo à comunidade autista que não se importa com eles”, escreveram.

E continua, dizendo: “Como alguém age como autista? Você pode perguntar”.

“Se olharmos para a interpretação de Ziegler, a resposta é imitar estereotipadamente as pessoas autistas exatamente da mesma forma que as pessoas autistas foram intimidadas e zombadas suas vidas inteiras. Também reforça a ideia de que as pessoas autistas não são boas o suficiente e que seu autismo é melhor retratado por alguém sem nenhuma noção do que é ser autista”.

As reações negativas levaram Sia a se pronunciar e a cantora até chegou a pedir desculpas no Twitter, mas em determinado momento da situação perdeu o controle ao xingar alguns internautas. Isso chamou a atenção de organizações dedicadas ao atendimento de autistas, que decidiram fazer campanha de boicote contra o filme.

Hoje, o perfil de Sia na rede social está desativado e, até o momento, ela não se posiconou novamente. “Music” estreou nos Estados Unidos no dia 12 de fevereiro, mas não tem previsão de lançamento no Brasil.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Série documental de Paulinho Moska “Tu casa es mi casa” chega na HBO

Belo livre

Belo é solto após prisão por fazer show em escola durante pandemia