“Music”, filme dirigido por Sia, não vem recebendo boas críticas desde sua estreia. Uma prova disso é que nesta semana, uma petição foi criada para que o longa seja boicotado pela indústria cinematográfica. E, até o momento, mais de 68,5 mil pessoas aderiram a iniciativa.
O longa ganhou duas indicações ao Globo de Ouro: “Melhor filme – Musical ou comédia” e “Melhor atriz em filme – Musical ou comédia” (Kate Hudson, no papel de Zu).
LEIA MAIS: “Music”, filme de Sia, é um dos indicados ao Globo de Ouro; veja a lista!
No entanto, ele tem se mostrado até agora um fracasso de crítica, pois incomodou muita gente por conta de sua abordagem sobre pessoas com autismo.
Isso porque, em “Music”, Maddie Ziegler – estrela de vários clipes de Sia – vive uma jovem autista e acabou não agradadando com sua atuação “abobada”, bem diferente das pessoas que têm autismo. O que também levantou questionamentos sobre a falta de escalação de atores e atrizes que poderiam interpretar o papel.
Então, uma campanha foi criada no site Change.org e, até o momento, já acumula mais de 68,5 mil assinaturas de desde que foi criada.
Na descrição, as responsáveis pela iniciativa, Nina Skov Jensen e Rosanna Kataja, definem “Music” como um “completo desprezo que toda a indústria do entretenimento tem pela inclusão e representação minoritária“.
“Só usa o autismo como inspiração para fazer os neurotípicos se sentirem bem com sua suposta ‘superioridade’. Apesar de alegar que seu filme é uma ‘carta de amor aos cuidadores e à comunidade autista’, ela está na verdade dizendo à comunidade autista que não se importa com eles”, escreveram.
E continua, dizendo: “Como alguém age como autista? Você pode perguntar”.
“Se olharmos para a interpretação de Ziegler, a resposta é imitar estereotipadamente as pessoas autistas exatamente da mesma forma que as pessoas autistas foram intimidadas e zombadas suas vidas inteiras. Também reforça a ideia de que as pessoas autistas não são boas o suficiente e que seu autismo é melhor retratado por alguém sem nenhuma noção do que é ser autista”.
As reações negativas levaram Sia a se pronunciar e a cantora até chegou a pedir desculpas no Twitter, mas em determinado momento da situação perdeu o controle ao xingar alguns internautas. Isso chamou a atenção de organizações dedicadas ao atendimento de autistas, que decidiram fazer campanha de boicote contra o filme.
Hoje, o perfil de Sia na rede social está desativado e, até o momento, ela não se posiconou novamente. “Music” estreou nos Estados Unidos no dia 12 de fevereiro, mas não tem previsão de lançamento no Brasil.