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Pesquisa inédita encomendada pela Globo mostra o crescimento do consumo de podcasts no país

Foto: Macb3t/Pixabay

A Globo anunciou nesta quinta-feira (21), durante o evento virtual intitulado “AudioDay 2021” que aposta suas fichas no crescimento do podcast este ano. Com isso, a partir agora o Globoplay passa a contar com mais de 80 conteúdos novos e traz, com exclusividade, para dentro da plataforma os produtos da B9, como os famosos podcasts Mamilos e Braincast.

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Todos esses movimentos deixam claro que a Globo está investindo em acompanhar as transformações do mercado global, visto que outras grandes empresas mundiais também estão de olho nessa fatia do mercado, como a Apple e o Spotify – líder no setor.

Para entender o cenário nacional, a empresa lançou mão do relacionamento com as 100 milhões de pessoas que se conectam com ela todos os dias, além de estudos e pesquisas de mercado, como a realizada pelo instituto Kantar Ibope, em 2020, que investigou os avanços deste setor no país.

A pesquisa revela que uma das modalidades que mais vêm crescendo são os podcasts: se, em 2019, 13% da população se declarava ouvinte de podcasts, um total de 21 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais, esse percentual passa para 17% da população, ou 28 milhões de pessoas, em 2020.

Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo | Foto: Divulgação

“Esse crescimento também se reflete nos números da Globo. Tivemos um aumento de incríveis 450% nos downloads totais de 2020 em comparação com 2019”, revela Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.

O executivo explicou, durante o evento, que esse salto foi impulsionado pelo lançamento de novos podcasts e a abertura de novos canais de distribuição proprietários como nas reportagens do G1, GE e Gshow. “Hoje, mais de 50% do consumo vem das nossas páginas proprietárias e deve crescer com a entrada no Globoplay “, aposta.

Mesmo com a aposta gigantesca da Globoplay como canal de streaming de podcast, Guilherme ressaltou que a distribuição dos podcasts em outras plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, e nos serviços proprietários da Globo, como o Globoplay, G1, Ge e Gshow será mantida. “Ainda que a gente lance projetos especiais com o Globoplay, a grande maioria dos nossos podcasts permanecerá nas plataformas de áudio disponíveis”, disse.

Publicidade

Para o diretor de Negócios Integrados em publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, este é um mercado em franca expansão e chegar até o consumidor em todos esses canais traz vantagens para o negócio. “Esse modelo de distribuição permite que a gente faça a venda publicitária nos principais formatos disponíveis, como patrocínios, entrega dinâmica e programática”, destaca o executivo.

O evento contou ainda com a participação de Stefan Habergritz, executivo da plataforma Deezer e presidente do Comitê de áudio da Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB), falando sobre a evolução deste mercado, além de Carlos Merigo, co-fundador e editor – chefe do B9, junto com Cris Bartes, do podcast Mamilos, e de podcasters que terão seus conteúdos publicados e coproduzidos pela Globo, como Ivan Mizanzuk, do ‘Projeto Humanos’.

Assista o AudioDay 2021 completo:

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