Os resultados da pesquisa do DATA SIM, núcleo de pesquisa da SIM São Paulo, sobre os impactos da Covid-19 no mercado de música do Brasil, realizada por questionário online entre 17 e 23 de março, estão disponíveis em relatório para download gratuito, clique aqui para baixar.
Os dados apresentam um panorama do setor a partir de 536 de empresas de diversas áreas como produtoras de festivais, agências de booking, casas de show, além de fornecedores e parceiros, que vão do aluguel de equipamentos à logística de transporte e hospedagem, envolvendo milhares de profissionais em suas operações.
O relatório indica adiamento ou cancelamento de 8.141 eventos musicais, que tinham juntos uma projeção de público de 8 milhões de pessoas, e já gerou prejuízo de mais de R$ 480 milhões no mercado musical do Brasil,
“Esses números ajudam a pensar em ações concretas para o setor, composto por muitos interesses, a maioria sem uma representação ou associação de classe. É hora de pensarmos coletivamente para identificarmos interesses comuns e nos organizarmos, de maneira orgânica.
Não há espaço para pensarmos que uma única iniciativa vai liderar esse processo de cima pra baixo. É hora de aproveitarmos as iniciativas que surgiram autonomamente em diversas partes do país para repensar toda a organização política do setor”, sugere Dani Ribas, diretora de pesquisas do DATA SIM.
“Realizar uma pesquisa simultaneamente aos primeiros impactos da crise é uma tarefa árdua. Entretanto, a urgência na coleta destes dados primários se faz necessária por conta das milhares de pessoas desamparadas nesse momento.
Nesse sentido os resultados da pesquisa podem ajudar a ampliar o diálogo e proposições do poder público e iniciativa privada”, comenta Renata Gomes, pesquisadora e analista de dados do DATA SIM e também nossa colunista aqui no Mundo da Música.
O estudo também apresenta um diagnóstico dos principais desafios que a indústria da música precisa enfrentar para lidar com a crise que abala toda a cadeia produtiva do setor, mas também abre possibilidades para que as estruturas e relações do mercado sejam repensadas coletivamente em novos caminhos.
“Vai ser preciso recomeçar, reinventar a música ao vivo”, afirma Pena Schmidt consultor especial do projeto.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.