in

Pesquisa da FLOW Creative Core aponta que grandes festivais de música começam a perder espaço entre os jovens; saiba mais

Divulgação/FLOW Creative Core
Estudo realizado pela FLOW Creative Core ouviu a opinião de jovens de 14 cidades brasileiras sobre consumo musical

Divulgação/FLOW Creative Core

A FLOW Creative Core, uma startup brasileira que mescla experiência e conteúdo em música e cultura, realizou uma pesquisa em parceria com o pesquisador Derek Derzevic (USA) para entender melhor o consumo de música e evoluir na criação de experiências para marcas e público.

Foram entrevistados 500 jovens, maioria entre 25 a 30 anos, em 14 cidades brasileiras, para analisar os novos hábitos de consumo de música no Brasil. Entre os pontos abordados na pesquisa, estão Consumo, Formato, Pesquisa e Compartilhamento, além da presença de marcas em eventos onde a música é protagonista. 

Para a análise dos dados, os pesquisadores utilizaram a plataforma SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), a pesquisa foi realizada com uma amostra não provável de 95% de precisão, com margem de erro de 5%. Os dados apresentados têm validade estatística e representam toda a população estudada.

“A música está voltando a ser um mercado muito lucrativo com os novos formatos de streaming e toda a mudança que a indústria tem sentido nos últimos anos”, explica Juliana Laguna da FLOW Creative Core.

 

 width=

Foto: “72% dos jovens escolhem música a partir do humor do que pelo gênero musical” | Crédito: FLOW Creative Core/Reprodução

 

Um dos índices mais importantes revelado pela pesquisa foi o apoio dos jovens às marcas que dão suporte à música: 46% dos entrevistados acham interessante o posicionamento e investimento das empresas.

“Para as marcas, além de ser um bom investimento, a música é uma forma de se comunicar mais profundamente com o consumidor, de transmitir seu posicionamento, identidade e se conectar com o público.

Do ponto de vista do consumidor, as marcas que apoiam e se expressam através da arte e da música acabam passando uma mensagem mais autêntica e valorizando os assets que o consumidor se identifica e respeita”, complementa Juliana.

O estudo também apresentou dados surpreendentes quanto a forma de consumo de música. Os grandes festivais começam a perder espaço entre os jovens, que preferem shows em formatos intimistas (36%).

O índice reforça o crescente movimento de apresentações em lugares pequenos, para poucas pessoas, que virou tendência no país através de iniciativas como o Sofar Sounds.

“Os shows em formato intimista, com o público sentando no chão, assistindo em silêncio, e as performances dos artistas de 20 minutos despertam um novo comportamento”, reforça Dilson Laguna, da FLOW Creative Core.

Com relação ao consumo, 43% dos jovens pagariam entre R$20 e R$40 por um show de artista novo nacional e 29% gastam menos de R$50 por mês com música, incluindo serviços de streaming como Spotify.

 

 width=

Foto: “66% dos entrevistas disseram que escutam música por serviço de streming e 88% deles utilizam o Spotify” | Crédito: FLOW Creative Core/Reprodução

 

Já sobre compartilhamento de música, 48% dos entrevistados disseram que estão sempre à procura de bandas novas e 43% compartilham com os amigos as que descobrem. Para 52% dos participantes, o meio mais usado para o compartilhamento é o aplicativo Whatsapp. 

 width=

Foto: “43% dos jovens pagariam entre R$20 e R$40 por um show de artista novo nacional e 28% dos jovens comprariam CD de seus artistas” | Crédito: FLOW Creative Core/Reprodução

 

Especializada em criar conteúdo e experiências para marcas, ligadas à arte, cultura e inovação, a FLOW Creative Core é a startup responsável pela curadoria e produção do Unique Music Festival, festival intimista do Hotel Unique que preza conforto.

Também está à frente do projeto “Casa de Música Escuta As Minas”, com o Spotify, e as edições do festival gratuito TNT Energy Stage, do energético TNT Energy Drink.

Para ter acesso à pesquisa completa, clique para acessar: https://www.flowcreativecore.com/musicresearch .

 

Sobre a FLOW Creative Core 

Startup brasileira que conecta conteúdo e experiências a projetos ligados à arte, cultura e inovação.

Criada em 2012 pelos irmãos Dilson e Juliana Laguna, desenvolve projetos customizados para marcas, serviços de curadoria, produção executiva, produção artística e conteúdo.

Saiba mais em www.flowcreativecore.com e @FlowCreativeCore.