O ano de 2019 está terminando com as mulheres brasileiras se destacando ainda mais nas plataformas digitais. Olhando para o Top 10 do Spotify Brasil, por exemplo, dá para se ter uma ideia do resultado de um caminho batalhado pelas nossas artistas. Nomes como Anitta, Lexa, Ludmilla, Luísa Sonza, Marília Mendonça, Mc Rebecca e Tati Zaqui estão em alta e todas dentro das doze músicas mais ouvidas. Metade das músicas é delas, o feito no Top 50 do Spotify Brasil, que registra há anos uma predominância masculina.
“Surtada”, do Dáda Boladão e que tem Tati como parceira, é a líder novamente do ranking seguida por “Combatchy”, de Anita, Lexa, Luísa Sonza e Mc Rebecca, que subiu de 3º para 2º lugar; e “Some Que ele Vem Atrás”, de Anita com Marília Mendonça. Lexa está em 7º com “Chama Ela” (com Pedro Sampaio), Ludmilla está em 12º com “Invocada”, Giulia Be em 21º com “Menina Solta”, ANAVITÓRIA (com Vitor Kley) com “Pupila” em 24º, POCAH (com Kevin o Chris) em 36º com “Resenha Lá em Casa”, Yasmin Santos em 38º com “Para, Pensa e Volta”, Iza em 49º com Brisa, as internacionais Tones and I e Camila Cabello em 44º e 46º, Maiara e Marísa em 50º e Marília Mendonça com outras 5 entradas fora “Some Que ele Vem Atrás”. Somando ainda Melim, com a integrante Gabi, são 21 músicas com nomes femininos no Top 50.
O movimento é também algo visto lá nos Estados Unidos este ano. Das atrações do American Music Awards 2019 deste domingo (24), a maioria é mulher, assim como a lista de líderes da Hot 100, a principal parada de singles dos EUA. No Grammy, Ariana Grande, Lizzo e Billie Eilish são os nomes em destaque para a cerimônia do ano que vem.