Na última semana milhares de peixes-pênis foram encontrados em uma praia da Argentina, na região de Murtillar, e o assunto viralizou! Mas você sabia que o animal, apesar do formato inusitado, é uma iguaria muito popular no leste da Ásia? Na Coreia do Sul, por exemplo, ele é chamado de “gaebul” e é considerado um petisco. Veja fotos!
O peixe-pênis não é um peixe, e sim um verme marinho da espécie Urechis unicinctus. Ele pode ter entre 10 e 30 centímetros e, de acordo com a BBC, podem viver por até 25 anos. Eles podem ser encontrados nas costas do Mar de Bohai, na China, assim como na Coreia e no Japão, segundo pesquisa publicada no Centro Nacional de Informações de Biotecnologia da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
Sendo assim, como eles chegaram até uma praia na Argentina? De acordo com o biólogo Ivan Parr, a situação pode ser atribuída aos fortes temporais, “sobretudo nos anos do El Niño”, que atingem a zona litorânea, “quebram os sedimentos” e deixam na costa o que estava lá. Neste caso, esses vermes hospedeiros marinhos.
O fenômeno de ver tantos espécimes dessa espécie na costa também foi relatado em Bodega Bay, no condado de Sonoma e em Pajaro Dunes, em Santa Cruz, entre outros lugares dos Estados Unidos.
Peixe-pênis é comido cru
Pouco conhecido no Brasil, o animal é vendido e comido cru no Japão e na Coreia do Sul, servido com um molho apimentado a base de vinagre e gochujang ou com óleo de gergelim e sal. Considerado um afrodisíaco, ele tem sabor semelhante ao das amêijoas.
“Graças à sua capacidade de reter água, ao morder o verme, ele ‘cospe’ um jato de água salgada”.