O Pearl Jam confirmou ter dado início às gravações de um novo álbum. A notícia veio através do guitarrista Stone Gossard ao revelar que algumas faixas do trabalho que sucederá “Gigaton” (2020) já foram registradas. “Gravamos algumas músicas. Estamos a caminho. Estamos fazendo música”, disse ele ao site Consequence Of Sound.
LEIA MAIS:
- Pearl Jam vai trabalhar com produtor de Ozzy Osbourne em novo álbum
- Pearl Jam atualiza status de nova turnê e avisa: “Começaremos em maio”
- Pearl Jam e Måneskin são confirmados no Lollapalooza Paris; confira o line-up completo
Ele também confirmou que o produtor vencedor do Grammy, guitarrista e compositor Andrew Watt, que tem uma história com Justin Bieber e Ozzy Osbourne (e recentemente trabalhou com Eddie Vedder em seu álbum solo “Earthling“), estará na mesa de comando.
“Estamos empolgados. Andrew é um personagem incrível. Estávamos escrevendo rapidamente. Espontaneamente. E então ele dispara frases como: ‘Traga um riff. Vamos trabalhá-lo. Matt Cameron está tocando pra caramba’. E até então estávamos apenas gravando no porão de Andrew em Beverly Hills, basicamente. Até agora está indo tudo bem“, garante Gossard.
Vedder disse anteriormente que a banda queria trabalhar com Watt. “Quero continuar nesse estado de espírito em que fazemos discos mais soltos e somos mais rápidos em termos de poder gerar esse sentimento ou arte… Dentro do Pearl Jam estamos constantemente perguntando: Como seria um outro processo? Como podemos fazer algo novo? Qual é o próximo passo?”
Ainda de acordo com Gossard, essa abordagem “mais solta” deixou o Pearl Jam com algumas ‘b-sides‘ em potencial – o que pode levar a uma compilação no estilo de “Lost Dogs“, de 2003: “Acho que temos sido um pouco mais metódicos em termos de tentar começar e terminar as coisas. Há músicas por aí que ainda não terminamos, e há algumas coisas – sejam ‘b-sides’ ou não, quem sabe?”
Gossard continua: “Conversando com o [baixista] Jeff [Ament] outro dia, estávamos falando sobre tentar diferentes formações de como gerar ideias de músicas, particularmente aquelas que nos movem em uma direção legal, ou em uma direção que faz as pessoas suspirarem“.
Os fãs agradecem por não terem que esperar por um novo álbum por quase sete anos (tempo que a banda levou entre “Lightning Bolt“, de 2013, e “Gigaton“, que mal pode ser promovido por conta da pandemia de Covid-19). Enquanto isso, o Pearl Jam deve pegar a estrada para uma turnê norte-americana em maio. Quem sabe não possamos ouvir novos sons?