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Pé na África: estilistas queridinhos dos artistas estreiam no SPFW

Fotos: Reprodução

Há seis anos, a Meninos Rei, marca baiana criada pelos irmãos Céu Rocha e Júnior Rocha, vem despontando no universo da moda depois de vestir grandes nomes da cena e virar a queridinha dos artistas da música nacional.

Nomes como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, MV Bill, Lulu Santos, Carlinhos Brown, Toni Garrido, Margareth Menezes, Paula Lima, Iza, Mariene de Castro, Gaby Amarantos e muitos outros, já circularam por aí com as criações da marca. Além de atrizes e apresentadoras como Fernanda Paes Leme e Astrid Fontenelle.

Fotos: Reprodução

Com um trabalho que reverencia a ancestralidade, tendo como base principal os tecidos africanos, ao mesmo tempo em que se conecta com o contemporâneo, em criações modernas afro-urbanas, os estilistas se utilizam de técnicas como o patchwork e abusam modelagens ousadas que fogem do óbvio.

“Nosso diferencial está em reconhecer, compreender e valorizar a nossa estética negra. Sem medo de certo ou errado! Traduzimos isso nas cores fortes, nas misturas de estampas, nos cortes diferentes, sempre buscando potencializar a beleza do tecido africano, que é a base do nosso trabalho”, revelam os estilistas.

Céu Rocha e Júnior Rocha | Foto: Divulgação

A marca, que começou como uma camisaria masculina, foi ampliando sua cartela de criações e hoje se consolida como uma marca que veste homens e mulheres – com coleções especiais inclusive que incluem roupas infantis, moda praia e acessórios. Não à toa o reconhecimento chegou. A Meninos Rei foi convidada para estrear na edição online do São Paulo Fashion Week (SPFW) deste ano.

“Foi um caminho longo, e podemos dizer que estamos vivendo um sonho. É um momento especial de reconhecimento da nossa arte e de valorização do trabalho da marca que completa sete anos no mercado da moda em 2021”, contam.

Segundo eles, estar no SPFW “é uma porta gigante que se abre e as expectativas são as mais altas possíveis”. E completam: “Queremos crescer ainda mais, ganhar alcance e ampliar o entendimento sobre o que produzimos, contribuir para esse movimento de valorização e de formação de uma nova consciência em torno da nossa raça negra, do trabalho do povo preto”.

Coleção do SPFW

Inspirada em Exú, o orixá da comunicação, da linguagem, aquele que passa a mensagem e abre caminhos, a marca apresentará a coleção “L’oju Esú”, tradução do iorubá para “Aos olhos de Exú”. Céu Rocha e Júnior Rocha estreiam oficialmente no evento nesta quarta-feira (23), às 19h50, apresentando o seu fashion filme com uma coleção-cápsula de cinco looks. Confira o trailer em primeira mão no POPline.Biz é Mundo da Música:

A 51ª edição do evento que, pela segunda vez, é realizado de forma digital em função da pandemia, acontecerá de 23 a 27 de junho. As 43 marcas do line-up apresentam suas criações em uma programação transmitida ao vivo através das plataformas digitais da SPFW (site spfw.com.br, YouTube e Facebook).

Inspiração & Criação

Quem para dois minutos para observar as peças da Meninos Rei percebe que elas são mergulhadas no movimento, envolvidas por volume e cor. Muita cor. Totalmente off da monotonia e da previsibilidade.

Ao cair no gosto dos artistas, os irmãos perceberam que o palco era um lugar confortável para a marca. A partir daí, as criações começaram a ganhar ainda mais foco no impacto que um figurino pode ter em seu público.

“Todo o nosso processo de desenvolvimento de um figurino começa no entendimento do que aquele artista produz, nas suas necessidades particulares em cena, em uma apresentação, no palco. É um trabalho verdadeiramente personalizado. Tudo é levado em consideração, a começar pelas modelagens que são feitas de acordo com o comportamento e a personalidade de cada um”, revelam.

“Acreditamos que o palco permite que o artista seja uma extensão da sua arte, e o que ele veste também é fundamental nessa construção artística, possibilitando que ela se desenvolva com mais liberdade, força e brilho”, completam.

Para um artista da música, por vezes, as roupas são uma extensão do seu discurso. Inclusive, muitas vezes, elas falam por si só. Pensando nisso, em bate-papo com o POPline.Biz, a dupla foi questionada se algum artista, eventualmente, também co-criou com eles ou se, em geral, as peças usadas são do acervo de suas coleções.

“As duas coisas. Tanto criamos peças sob encomenda, como também fornecemos looks que já compõem as nossas coleções. Acreditamos que a roupa pode também ser usada como um lugar de fala, uma forma de expressão. Através dela você diz muito sobre a sua existência”, contam.

E finalizam revelando que: “Muito tranquilamente podemos dizer que em todas as experiências que criamos exclusivamente para artistas, desenvolvemos de forma mútua, combinada. Passa muito por esse processo nosso de ouvir, observar e entender a necessidade. Sempre foi um processo com muita liberdade e respeito para ambos os lados”.

Para quem ficou curioso em conhecer mais sobre o trabalho dos irmãos Rocha, as vendas são feitas via Redes Sociais (@meninosrei), ou presencialmente no Ateliê, situado no tradicional bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Mas, garantem que em breve vão lançar um e-commerce para levar suas peças para os quatro cantos do mundo.

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