Da Universal Music
Não é segredo que as gravadoras estão procurando novas foramas de fazer negócio. No início do ano, destacamos a ação da Groove Armada que fechou um contrato de distribuição de suas músicas em parceria com a Bacardi. Agora é a vez de Mariah participar da brincadeira encontrando diversos patrocinadores para seu novo álbum, ‘Memoirs of an Imperfect Angel’.
Carey gravou seu álbum nas Bahamas, então o patrocínio da Secretaria de Turismo das Bahamas cabia naturalmente. Assim como Elizabeth Arden, que vende o perfume “Forever” de Mariah. Outro patrocinadores incluem a marca de cosméticos Métier De Beauté e a champagne “Angel”. O patrocínio vem na forma de um folheto pequeno que acompanha o álbum, repleto de propagandas brilhosas que promovem um estilo de vida à la Mariah Carey. O conteúdo da mini-revista foi escrito pela equipe editorial da Elle, e a revista sera distribuída para as primeiras 1.5 milhões de pessoas que comprarem o CD, que será lançado na próxima semana. De acordo com um artigo no The Sunday Times, o patrocínio cobriu os custos de produção do álbum (4 mihões de libras).
A iniciativa tem grande potencial para patrocinadores. “Nós vendemos discos para pessoas que compram várias outras coisas,” diz Antonio Reid, chairman da gravadora de Mariah — Island Def Jam Records — no The Sunday Times. “Meus artistas vendem dois, cinco, oito milhões de CDs, e as pessoas guardam eles por anos. Muitas revistas não são tão bem sucedidas.” A gravadora diz que está pronta para arriscar um patrocínio com alguns outros artistas ‘comerciais’ como Kanye West e Bon Jovi.
Enquanto esse nível de comercialização será, sem dúvidas, vistopor muitos fãs e artistas como “se vender”, uma abordagem apropriada transforma esse num modelo que pode funcionar para outros artistas.