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Patrocinadores do BBB21 revelam crescimento durante reality

Marcas investiram R$ 530 milhões em cotas para anunciar durante as provas, intervalos e ações dentro do programa
Foto: Reprodução/Globo

Que esta última edição do Big Brother Brasil foi a maior da história do reality, não há como negar. Mas ela também foi gigante quando assunto é patrocínio. No BBB 21, as marcas investiram R$ 530 milhões em cotas para anunciar durante as provas, intervalos e ações dentro do programa, de acordo com a Revista Exame. E, segundo a SemRush, a visibilidade gerou 12 milhões de buscas na internet relacionadas às patrocinadoras.

Para validar o impacto das ações patrocinadas no público consumidor, a Rede Globo lançou este ano um sistema chamado Globo Tracking BBB21. A ferramenta de monitoramento inédito visou ajudar os anunciantes a acompanharem os resultados das suas participações, balizando a influência de cada formato de conteúdo e do próprio reality a partir de como as pessoas percebem e reagem às marcas.

Estiveram nesta edição marcas como C&A, Lacta, Samsung, Americanas, P&G, Avon, Above, PicPay e Seara, além do McDonald’s que, de acordo com a Folha de São Paulo, teve 80% mais vendas em plataformas de entrega no domingo que se seguiu à festa do pijama que a marca promoveu no BBB com relação ao mesmo dia da semana anterior.

Além disso, o Méqui conquistou mais de 50 milhões de menções nas redes sociais. O evento também garantiu um feito inédito para o McDonald’s Brasil: seis das principais posições no Twitter naquela noite se referiam ao universo da marca e um aumento de 1000% nas buscas do Google. E aí, vale a pena ou não anunciar no BBB? Segundo João Branco, CMO da empresa, a primeira participação deles no BBB rendeu “excelentes resultados”.

“Com uma estratégia pensada para promover conversas genuínas abordando o universo da marca e o do programa conseguimos criar ativações que foram um grande sucesso e vão ser lembradas por um bom tempo. Como mostram os resultados acima, a estreia no programa nos permitiu estar ainda mais perto do público, algo que é fundamental para o Méqui”, diz o empresário à Revista Exame.

Outra empresa de alimentação que colheu bons frutos foi a Seara que, com a presença de todos os produtos da linha de hambúrgueres e bacon da Seara Gourmet conquistou o #3 lugar no Trending Topics do Twitter, além de 35,5% de taxa de conversão em vendas, sendo que a taxa de conversão média para vendas em uma ação digital é de 7%.

Já a C&A, que vestiu diariamente os brothers, teve o maior share of voice no programa (25%). Além disso, houve um crescimento de 80% dos downloads do seu aplicativo, considerando todo o período do programa. Nos dias das ações da marca, as visitas no site e app cresciam em média 366%, comparado com o período de uma hora antes do início do programa. E as instalações originadas pelo QR Code disponibilizado na imagem da TV foram 96% maior que o BBB20.

Confira o impacto do BBB21 em outras marcas:

    • Avon: triplicou o faturamento do e-commerce, e aumentou os downloads do app e na navegação da landing page do BBB. Segundo a marca, a melhoria do resultado foi gradual durante as semanas em que suas ações eram realizadas. Além disso, no Twitter, a Avon teve um crescimento expressivo de 74% em seguidores desde o início do BBB.
    • Americanas: com um total de 28 ativações, apenas em uma das ações, na qual os participantes escolhiam seus produtos preferidos no app da loja e depois, em uma cabine com isolamento acústico, respondiam à pergunta se queriam trocar o item selecionado por outro ou não, houve aumento de 175% nos acessos ao app em comparação com a média do horário.
    • PicPay: a companhia aumentou em 5 pontos percentuais em favorabilidade de marca e 8 pontos percentuais em consumo. Na primeira prova do líder, em fevereiro, houve um recorde de quase 3 mil cadastros por minuto e 110 mil pessoas online no app.
    • Samsung: aproveitou a última prova do líder para divulgar os smartphones Z Flip e o Z Fold2. Depois da ação, os produtos apareceram como indisponíveis no site da marca devido ao aumento da demanda. Vale lembrar que o Z Flip custa R$ 8.999 reais.
    • Lacta: esgotou o ovo de Páscoa Oreo Tripla Camada logo após Juliette (campeã da edição) falar sobre o produto.

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