Neste ano, o POPLine levará você aos quatro cantos da Terra, mostrando o que há de melhor na música Pop ao redor do mundo, em diferentes culturas e em diversas línguas, saindo um pouco do eixo “mainstream” e apresentando com mais detalhes artistas não muito conhecidos pelo público brasileiro.
Com a edição de 2012 do Eurovision, o maior concurso de música do planeta, já batendo à porta, nada melhor do que trazer para os holofotes um pouco do que é esse concurso que já revelou tantos nomes importantes da música mundial, como o Abba, Celine Dion e Lara Fabian, além de ter sido palco de nomes já consagrados, como a dupla russa t.A.T.u.
O Eurovision 2012, que entra em sua 57ª edição, acontecerá nos dias 22, 24 e 26 de maio e este ano será na cidade de Baku, no Azerbaijão, que pela primeira vez recebe o concurso após a vitória da dupla Ell e Nikki no ano passado, com a balada “Running Scared”.
Sempre um berço de descobertas de novos talentos para o resto do mundo, o Eurovision será o primeiro assunto do Passaporte Popline. Para isso, voltamos até o ano de 2005, considerado para muitos fãs do concurso o melhor Eurovision dos últimos tempos.
A competição daquele ano aconteceu em Kiev, na Ucrânia, após a cantora Ruslana ter se consagrado vencedora do Eurovision em 2004.
Foi em 2005 que a música Pop mais dominou o concurso que, naquele ano, deu à grega Helena Paparizou o título de campeã com a música “My Number One”, levando pela primeira vez, em todos esses anos, o festival para a Grécia.
Após a vitória, Helena foi considerada por muitos como um dos principais nomes da revitalização da música pop grega, que após 2005 esteve sempre muito forte no Eurovision e nas paradas musicais de diversos países da Europa, com nomes como Sakis Rouvas, Michalis Hatzigiannis, Anna Vissi e Kalomira.
Além deles, o produtor e cantor Christos Dantis, um dos compositores da música “My Number One”, também é considerado um dos responsáveis pelo fortalecimento da música pop grega na Europa.
Mas não foi só a Grécia que teve grande destaque no Eurovision 2005. Outro grande nome do concurso naquele ano foi Shiri Maimon, representante de Israel, que finalizou a competição na quarta posição com a música “Hasheket Shenish’ar (Time To Say Goodbye)”.
Descoberta numa espécie de programa Ídolos de Israel, Shiri é dona de uma poderosa voz e conseguiu, com a quarta colocação em 2005, recolocar Israel de volta nos holofotes da música europeia. Israel que já foi campeão do Eurovision em 1998 com a cantora transexual Dana International e sua música “Diva”.
MAIS SOBRE O EUROVISION:
Outros nomes que chamaram a atenção no Eurovision 2005 foram: Ortal (França), Vanilla Ninja (grupo da Estônia que em 2005 representou a Suíça), Feminnem (Bosnia & Herzegovina), Natalia Podolskaya (Rússia) e Javine (Reino Unido).
Ruslana se tornou a primeira artista ucraniana a assinar um contrato internacional e seu álbum em inglês, intitulado “Wild Energy”, teve a participação especial de T-Pain e Missy Elliott.
Helena Paparizou lançou recentemente seu mais novo single, a música “Mr. Perfect”, mergulhando definitivamente na moda do electropop. A faixa já ganhou até videoclipe.