Connect with us

O que está procurando?

Passaporte

Passaporte POPLine: Medina

Conheça essa que é a atual sensação da música pop européia.

Depois de algumas semanas em uma espécie de “hiatus forçado”, a saudade bateu mais forte e eis que o Passaporte POPLine está de volta! E dessa vez, após incontáveis pedidos, ameaças no Facebook e Twitter, vamos à Dinamarca (mais uma vez) para conhecer essa que é a atual sensação da música européia: Medina.

Essa dinamarquesa com mistura chilena de quase 30 anos iniciou sua carreira musical em 2007, com o lançamento do álbum “Tæt på” (“Up Close”, em inglês), que gerou os singles de “Flå” (“Rip”, em inglês) e “Et øjeblik” (“One moment”, em inglês).

Mas foi somente no ano seguinte, 2008, com o lançamento de “Kun for mig” (“Only for me”, em inglês), primeiro single de seu segundo álbum, intitulado “Velkommen til Medina” (“Welcome to Medina”, em inglês), que a cantora ganhou fama em toda a Dinamarca (e posteriormente em diversos países do mundo).

“Kun for mig” se manteve durante seis semanas no topo da parada de singles dinamarquesa, conseguindo o status de tripla-platina. Seu sucessor também não fez feio. O single que dá o título do álbum também alcançou o topo das paradas na Dinamarca e ficou por lá durante cinco semanas, ganhando certificado de platina.

O segundo álbum de Medina ainda gerou outros dois singles de sucesso, as músicas “Ensom” (“Lonely”, em inglês) e “Vi To” (“The Two Of Us”, em inglês”) também ganharam certificado de platina e alcançaram o segundo lugar na parada de singles da Dinamarca.

Carreira Internacional
Ainda em 2009, Medina deu seu primeiro passo para a carreira internacional. A cantora lançou no Reino Unido, Alemanha, Áustria e Suíça, a versão em inglês do sucesso “Kun for mig”, que ganhou o título de “You And I”, que chegou à 39ª posição na parada britânica de singles e entrou no Top 10 na Alemanha. Nos Estados Unidos, “You and I” entrou na lista Dance da Billboard na 6ª posição.

Seu primeiro álbum internacional, “Welcome To Medina”, chegou às lojas em julho de 2010 e alcançou mais uma vez o Top 10 na Alemanha. O álbum contém versões em inglês de seus quatro singles dinamarqueses e outras sete músicas novas, tenco como segundo single a faixa “Lonely”, versão em inglês de “Ensom”, e seu maior sucesso até o momento, a música “Addiction”.

Retorno à Dinamarca
Após uma breve excursão internacional, Medina lançou, já no segundo semestre de 2011, seu terceiro álbum em dinamarquês, intitulado “For altid”. O lançamento alcançou o segundo lugar na parada de álbuns da Dinamarca e produziu cinco singles, três deles alcançaram o topo naquele país: “For altid”, “Synd for dig” e “Kl. 10”.

Continuando sua divulgação internacional, Medina lançou a versão em inglês de “For altid”, que levou o título de “Forever”. Foi com esse álbum que a cantora vem ganhando cada vez mais notoriedade ao redor do planeta, apostando em uma mistura perfeita de electropop e R&B. Produzido por Providers e DEEKAY, “Forever” tem as versões em inglês dos singles dinamarqueses, sendo “Forever”, versão de “For altid”, o primeiro lançamento do álbum.

Parcerias e prêmios
Medina também fez sucesso em algumas parcerias lançadas em 2009 e que chegaram ao topo da parada de singles da Dinamarca. Primeiro “100 dage”, com Thomas Helmig, e o segundo “Mest ondt”, com Burhan G.

Seu reconhecimento como um dos maiores nomes da música dinamarquesa atual veio com os prêmios de Melhor Artista Dinamarquês no MTV Europe Music Awards em 2009 e 2011.

Os fãs internacionais (novos e antigos) da cantora podem ficar calmos. Medina já assinou contrato com uma gravadora para um lançamento mundial, incluindo o tão cobiçado (e concorrido) mercado norte-americano.

Destaques

#Noticias

Após receber uma indicação ao Latin GRAMMY com o projeto “Lagum ao Vivo” e realizar uma turnê nacional de sucesso, Lagum lança “Curva da...

#Noticias

Na linha de frente contra os impactos negativos da Inteligência Artificial no que é relativo aos direitos autorais de criadores, a Pró-Música Brasil, iniciativa...

#Noticias

Já está mais do que claro para os fãs de Rihanna que a música, já há algum tempo, não é a prioridade dela. Vez...