in ,

Passaporte POPLine: Loreen, a esperança sueca para vencer o Eurovision 2012


Com menos de um mês para conhecermos o grande vencedor do Eurovision 2012, mais exatamente 26 dias, já se comentam sobre os possíveis vencedores do maior concurso musical do planeta.

No Top 3 das casas de apostas da Europa estão Nina Zilli, da Itália; o grupo de senhoras da Rússia Buranovskiye Babushki e a sueca Loreen, que está disparada na frente dos possíveis vencedores do Eurovision deste ano.

E é para a Suécia que vamos agora para conhecer um pouco mais sobre Loreen, que irá apresentar a música “Euphoria” no palco do Eurovision 2012, que acontece em Baku, capital do Azerbaijão.

Foi em 2004 que a carreira de Loreen começou, quando entrou para o grupo de finalistas do Idol, versão sueca do American Idol, terminando em quarto lugar. Durante o reality show, Loreen mostrou toda sua capacidade vocal ao cantar sucessos de diferentes artistas e estilos, como “If I Ain’t Got You”, da Alicia Keys; “Just Like A Pill”, da Pink; “Stronger”, de Britney Spears e “Thriller”, de Michael Jackson.

Terminando sua temporada no Idol, Loreen começou a se dedicar à sua carreira longe dos holofotes e da publicidade do reality show.

Em 2005, Loreen lançou seu primeiro single, uma colaboração com a dupla Rob’n’Raz, um reggaeton que falhou em entrar nas paradas da Suécia e de seus países vizinhos. Ainda no mesmo ano, Loreen largou a carreira musical para se tornar apresentadora de um programa de televisão na Suécia. A cantora, agora apresentadora, ficou na televisão por um ano e depois decidiu sumir dos holofotes por um tempo.

O Retorno
Foi somente em 2011, cinco anos após seu hiatos, que Lorren resolveu voltar ao mundo da música, e quis fazer logo em grande estilo.

A sueca, de ascendência marroquina, concorreu no Melodifestivalen, tradicional concurso musical da Suécia que escolhe o representante do país para o Eurovision.

Naquele ano, a música apresentada por Loreen foi a “My Heart Is Refusing Me”, que ela co-escreveu com Moh Denebi e Björn Djupström.

Apesar de não ter conseguido se sair vencedora e se tornar a representante da Suécia no Eurovision de 2011, “My Heart Is Refusing Me” se tornou um sucesso naquele país, chegando ao 9º lugar na parada de singles.

Ainda em 2011, Loreen lançou outro single, a música “Sober”, que não obteve o mesmo sucesso de sua predecessora, chegando apenas ao Top 30 da Suécia.

Foi mesmo em 2012 que a mesa começou a virar em favor de Loreen. A cantora competiu mais uma vez no Melodifestivalen, dessa vez com a música “Euphoria”, e conseguiu sair campeã e se tornou a representante da Suécia para o Eurovision deste ano.

“Euphoria” rapidamente se tornou um sucesso, chegando ao topo das paradas da Suécia e da Finlândia, além de entrar no Top 10 da parada norueguesa.

O primeiro álbum de Loreen, intitulado “Rapture”, ainda é muito aguardado e deverá ter um lançamento próximo à realização do concurso.

Espera-se que todos os singles previamente lançados por Loreen, desde “The Snake” até “Euphoria”, estejam presentes no álbum de estreia da cantora.

Extras
Veja Loreen cantando, em versões acústicas, as músicas “My Heart Is Refusing Me” e “Sober”: