in ,

Passaporte POPLine: Especial Girlbands Britânicas


Com pouco mais de um mês para o início do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, que acontecerá em Londres, na Inglaterra, é esperado que o espetáculo de abertura, a parte mais musical dos jogos, seja uma aula do melhor da música britânica de todos os tempos.

E vamos aproveitar a alta no espírito britanista para viajar à terra da Rainha Elizabeth II para falar sobre uma das coisas que o Reino Unido sabe fazer de melhor: girlbands.

Nomes importantes da música pop britânica são de girlbands, incluindo Bananarama, All Saints (que era composto por duas inglesas e duas canadenses), Atomic Kitten, Sugababes, Girls Aloud e, é claro, as Spice Girls.

Desde o anúncio das “férias” do Girls Aloud, o Reino Unido ficou órfão de uma grande girlband para representar o país, tendo apenas o Sugababes e seus problemas de formação para preencher o vazio.

Foi quando, no ano passado, surgiu como campeão do X Factor UK o grupo Little Mix, revitalizando o mercado de girlbands no país e fazendo o público olhar para outros grupos já existentes, porém sem muita força. Para começar nossa jornada, vamos conhecer um pouco mais do…

STOOSHE

O trio intitulado Stooshe tem o aval da BBC para iniciar sua escalada ao sucesso absoluto. A principal rede de rádio e televisão do Reino Unido elencou o grupo como uma das grandes apostas do ano de 2012. E as meninas não decepcionaram.

O primeiro single do Stooshe, a música “Love Me”, foi lançada em março deste ano, conta com a participação de Travie McCoy e alcançou o quinto lugar na parada de singles do Reino Unido.

Formado por Alexandra Buggs, Karis Anderson e Courtney Rumbold, o Stooshe irá lancer seu álbum de estreia já no próximo mês de setembro e irá incluir ainda o segundo single do grupo, a música “Black Heart”, que alcançou o quarto lugar na parada britânica.

Recentemente, o trio foi anunciado como a atração de abertura da turnê de Nicki Minaj pelo Reino Unido.

BELLE AMIE

O Belle Amie iniciou sua carreira no X Factor UK, no mesmo ano que lançou o grupo One Direction. Como o grupo de meninos, o Belle Amie foi formado pelos jurados do programa a partir de quatro candidatas rejeitadas na fase de “bootcamp” do reality show.

Sem força no programa, o grupo foi logo desclassificado. E ainda perdeu uma das integrantes. Já como um trio, o Belle Amie começou a trabalhar duro e lançou seu primeiro single, a música “Girls Up”.

O single, apesar de ter tido um dos vídeos mais assistidos do YouTube no mundo, alcançou apenas a 25ª posição na parada britânica.

Afastadas dos holofotes desde então, mais uma integrante do grupo anuncia, em abril deste ano, sua saída do grupo, deixando o Belle Amie com apenas duas meninas, Esther e Sophia.

A dupla planeja lançar seu primeiro álbum ainda em 2012.

DOLLY ROCKERS

Outro trio britânico, o Dolly Rockers, ficou famoso primeiramente ao competir no X Factor UK em 2006. Mas foi somente em 2009 que o grupo ficou realmente conhecido, ao ter uma de suas músicas tocada nas rádios e aparecendo em tabloides causando intrigas com outros grupos de música pop.

Com um estilo musical bem diferente, as meninas do Dolly Rockers, inicialmente composto por Lucie Kay, Sophie King e Brooke Challinor, foram uma das atrações de abertura da turnê “Out Of Control Tour” do Girls Aloud.

Ao final do mesmo ano, Lucie Kay deixa o grupo e é substituída por Daniele Owen. Em 2010 ela retorna ao Dolly Rockers e é a vez de Brooke sair.

O grupo anunciou que assinou um contrato com uma gravadora americana, a RedWalk Productions, parceria de RedOne e Charlie Walk, e já começaram a trabalhar em seu álbum de estreia, que deverá ser lançado ainda em 2012.

Covergirls
Tanto o Stooshe, como o Belle Amie e o Dolly Rockers são grupos novos e, para chamar a atenção do público, se especializaram em fazer covers de grandes sucessos da música mundial. Veja alguns: