in ,

Passaporte POPLine Especial: Cerimônia de encerramento das Olimpíadas celebra a música britânica


Como um grande admirador da música pop britânica (e de toda a cultura daquele país), como Amanda Faia bem que sabe, não poderia deixar passar em branco o evento mais musical dos Jogos Olímpicos de Londres: a Cerimônia de Encerramento.

Com menos obrigação burocrática, o encerramento dos jogos olímpicos de 2012 mostrou ao mundo o melhor da música da terra da Rainha Elizabeth II (que não esteve presente ao evento e enviou seu neto, o Príncipe Harry, para representar a família real britânica), utilizando um tom de celebração e evitando a tristeza da despedida.

A festa já começou com Emeli Sandé, revelação da música britânica deste ano, que emocionou a todos com sua voz forte e interpretação impecável em suas duas aparições no palco montado no Estádio Olímpico de Londres.

A partir daí, a cerimônia foi um desfile da história da música e da cultura do Reino Unido, homenageando lendas do mercado fonográfico, da moda e do cinema, como John Lennon e os Beatles, Freddy Mercury e a banda Queen, o cantor David Bowie, as modelos Naomi Campbell e Kate Moss e o estilista Alexander McQueen.

Jessie J
Um dos destaques da festa ficou para Jessie J. Ao lado de Taio Cruz e Tinie Tempah, a cantora de “Price Tag” homenageou a banda Bee Gees, ao cantar o sucesso “You Should Be Dancing”. Mas foi com os integrantes da banda Queen que Jessie J chamou mais a atenção (e não pelo lado bom). A cantora substituiu os vocais do saudoso Freddie Mercury na música “We Will Rock You” e causou irritação nos fãs mais fervorosos da banda e da música britânica, que acreditam que a escolha de Jessie para o tributo foi completamente equivocada e que a cantora massacrou a música do Queen.

Ponto alto
O ponto alto da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos (para a maioria e em especial, para os fãs de música pop) foi, sem dúvida, a apresentação das Spice Girls, que voltou a se reunir, em ocasião única, para relembrar dois de seus maiores sucessos, as músicas “Wannabe” e “Spice Up Your Life”.

As meninas aproveitaram a reunião para postar algumas fotos do grupo nos bastidores da cerimônia:

Novatos
E os novatos do One Direction podem ter sido uma escolha um pouco precipitada para algumas pessoas, mas fizeram bonito (e devem ter deixado seu mentor Simon Cowell muito orgulhoso). Os meninos, formados durante o X Factor UK, cantaram o sucesso “What Makes You Beautiful”.

Repersussão
Os Jogos Olímpicos de Londres vão deixar saudade e, nos brasileiros, uma ansiedade: como melhorar o que foi considerado as melhores Olimpíadas de todos os tempos? Falando em Brasil, nosso país também teve uma pequena participação no encerramento dos jogos. Durante oito minutos, os artistas brasileiros, incluindo Marisa Monte, Seu Jorge e BNegão, tentaram mostrar um pouquinho do que será os jogos daqui há quatro anos. Com certeza terá muita música.
Os meninos do One Direction deixaram sua marca na cerimônia, sendo eleitos, pelo público da rádio FM, como a melhor performance da noite. Mas o verdadeiro marco foi, o que pode ser, a última vez que as Sppice Girls pisaram no palco juntas. Apesar do falatório negativo recebido por Victoria Beckham, tanto do público como da crítica, o efeito não poderia ser melhor: o Greatest Hits do grupo retornou ao Top 10 do iTunes britânico em apenas duas horas após a performance. Isso é que é Girl Power…