Essa longa estada do Passaporte POPLine conhecendo alguns novos nomes da música da Austrália me fez abrir os olhos (e os ouvidos) para os colonizadores da grande ilha da Oceania. E com a ajuda de um grande amigo, fui alertado de uma nova aposta da música britânica para o ano de 2013: a jovem Gabrielle Aplin.
Você deve estar se perguntando o motivo de Gabrielle Aplin ser uma aposta da música britânica para este ano, não é? Simples. Sem apoio de grandes gurus da indústria musical e sem participar de reality shows, Gabrielle conseguiu chegar ao topo da parada de singles no Reino Unido com a música “The Power Of Love”, cover da banda Frankie Goes To Hollywood. Convencidos? Agora vamos à ela.
Antes de “Frankie ir para Hollywood”
Antes de ter sua primeira música no topo da parada de singles do Reino Unido, Gabrielle Aplin, assim como todo artista moderno, divulgava covers de músicas de sucesso em sua página no YouTube.
Gabrielle logo conquistou uma boa base de fãs e em julho de 2010 ela acabou se apresentando na filial local de Wiltshire, sua cidade natal, da rádio BBC.
Em setembro do mesmo ano, Gabrielle Aplin lançou no iTunes o EP “Acoustic”, composto por cinco faixas e que alcançou o Top 25 do iTunes britânico. O EP vem com a música “Reverse”, utilizada como trilha no programa de televisão “Made In Chelsea”.
Mais EPs
Com o sucesso do EP “Acoustic”, logo Gabrielle lançou outro. Intitulado “Never Fade”, o segundo EP de Gabrielle, lançado em maio de 2011, alcançou a 14ª posição no Reino Unido e entrou para o Top 100 nos Estados Unidos e para o Top 50 na Austrália. Um feito memorável para alguém até então desconhecida e sem realizar nenhuma divulgação do material.
Com o sucesso, Gabrielle foi convidada pela BBC para participar do “BBC Introducing”, onde ela apresentou três faixas do “Never Fade” e um cover de “Fix You”, da banda Coldplay.
Já em 2012, Gabrielle Aplin lançou seu terceiro EP, intitulado “Home”. O primeiro single do álbum, a música “Home”, tocou nas principais rádios do Reino Unido e apareceu como o “Single da Semana” no iTunes UK.
Chuva inglesa
Após o sucesso do EP “Home”, lançado em janeiro de 2012, Gabrielle assinou contrato com a gravadora Parlophone e começou a trabalhar em seu álbum de estreia, que tem previsão de lançamento no próximo mês de maio.
Como uma boa inglesa que é, nada melhor do que homenagear um dos ícones do seu país no título de seu álbum: a chuva. “English Rain” é o título do primeiro álbum de Gabrielle Aplin, que foi produzido por Mike Spencer.
Seu mais recente single, “Panic Cord”, ganhou videoclipe que foi lançado no último domingo (10) e seu álbum pode ser ouvido em seu site oficial, o www.gabrielleaplin.co.uk.
Gabrielle descreve sua música como “bastante familiar e bem pessoal” e a jovem cantora e compositora já abriu shows para grandes nomes da música atual, como Ed Sheeran, Matt Cardle e Gotye.
Com um álbum prestes a ser lançado, Gabrielle Aplin já avisou: durante o outono no Reino Unido, ela sairá em turnê pelo país como a artista principal.
Dessa vez, quem escolhe o artista que irá abrir o show é Gabrielle Aplin.