Imagine uma região fria, coberta de neve. Um cenário praticamente branco. Agora imagine uma arena lotada com 11 mil pessoas de diversos países torcendo pelo seu representante no maior concurso de música do planeta. Imaginou? Pois foi exatamente assim que aconteceu o Eurovision 2013, na cidade de Malmö, na Suécia.
O país, conhecido por suas paisagens cobertas de neve, sediou a competição musical após a vitória de Loreen, com a música “Euphoria”, em 2012.
Para cortar o papo furado e ir direto ao assunto… Quem ganhou o Eurovision 2013? Bom, pra adiantar… Não houve surpresa. Emmelie De Forest foi a grande campeã da competição, com sua música “Only Teardrops”.
Concorrência
A surpresa da noite de sábado (18) provavelmente ficou para a disputa entre Dinamarca, Azerbaijão e Ucrânia, que formaram o Top 3 da competição.
Como grande aposta da noite, Emmelie até que sofreu um pouco para se distanciar de seus concorrentes, e em alguns momentos chegou a perder a liderança ou para a Ucrânia ou para o Azerbaijão.
Azerbaijão
Ucrânia
Decepção
A decepção da noite do Eurovision 2013 com certeza ficou para o Reino Unido, que tirou Bonnie Tyler de sua aposentadoria para representar o país na competição e amargou apenas um 19º lugar na classificação geral.
Em último lugar ficou a Irlanda, que havia apostado em uma música ao estilo “farofa”, que atualmente domina as rádios e as paradas mundo afora.
E Loreen?
Loreen, claro, compareceu à competição, mas apenas como heroína nacional da Suécia. Na noite da final do Eurovision 2013, Lorren apresentou um medley com as músicas “We Got The Power”, seu novo single, “My Heart Is Refusing Me” e, é claro, “Euphoria”.
Mas nem só de Loreen vive a Suécia.
Eurovision na Suécia, é claro que tem Abba. A banda foi revelada no festival, quando apresentou a música “Waterloo”, e se tornou uma das mais importantes bandas da história da música mundial.
A cantora Sarah Dawn Finer foi a responsável pelo tributo à banda Abba, ao cantar a música “The Winner Takes It All”.
E agora, Emmelie?
Antes mesmo de sua apresentação, já quase certa de vitória, no Eurovision, Emmelie De Forest já havia lançado seu primeiro álbum, “Only Teardrops”, que deverá dar início a boa fase de sucesso que Emmelie obterá após sair vencedora do Eurovision 2013.
E que venha a Dinamarca em 2014.