A última gravação em estúdio de Gal Costa, um dos maiores nomes da história da música mundial, que morreu em 9 de novembro, foi ao lado de Marina Sena, uma das principais promessas do cancioneiro contemporâneo brasileiro, que tem a cantora tropicalista como sua maior referência.
As duas artistas se uniram em nova versão de ‘Para Lennon e McCartney’, composta por Fernando Brant, Lô Borges e Márcio Borges, no projeto ‘Música Conecta’, que anuncia um álbum da Biscoito Fino com estreia prevista para o próximo ano. Um mini doc dirigido por Safira Monteiro com o registro deste encontro acompanha o lançamento que acontece na sexta-feira (9).
Leia Mais:
- Marina Sena impressiona com homenagem à Gal Costa
- Gal Costa, a ‘mãe de todas as vozes’, morre aos 77 anos
- Biscoito Fino, gravadora de Gal Costa, homenageia a artista: ‘sua voz cristalina abriu portas’
Gal Costa sempre foi uma inspiração para Marina Sena. O encontro de ambas foi um sonho realizado para norte-mineira que conquistou o Brasil com seu álbum de estreia, ‘De primeira’.
“No momento que eu pude realmente ser artista foi quando me conectei com a obra de Gal. Foi uma virada de chave na minha cabeça, um refinamento da arte mais pura”, lembra Marina Sena. “Não tem nada que eu me inspire mais do que no comportamento de Gal Costa. O jeito dela no palco e na frente das câmeras têm conexão direta com meu desabrochar”, completa.
Entre as coincidências da vida, Gal e Marina nasceram no mesmo dia, em 26 de setembro.
“Quando descobri isso tive a certeza que temos conexões de outras vidas”, disse Marina. “Eu acredito. E a gente nasceu para ter poder e conseguir transformar as coisas”, rebateu Gal.
“Meu propósito sempre foi ser cantora como se eu soubesse que eu iria ser. Toda essa trajetória foi de alegria e de sofrimento, mas eu acho que sou uma pessoa de sorte. O universo realmente me protege e sou muito agradecida por isso”, afirma Gal Costa.
Música Conecta
Idealizado por Alice Caymmi, Adriana Vieira e Talita Morais. A coordenação artística é assinada por Ana Basbaum e o projeto é uma realização da Multi Planejamento.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a cena contemporânea da música brasileira com encontros geracionais. Além da faixa de Gal Costa e Marina Sena, em setembro foi lançada a versão de ‘Vida de viajante’, interpretada por Illy e Luiz Caldas.
O ‘Música Conecta’ tem patrocínio de Devassa e do Estado da Bahia através do ‘Faz cultura’, Secretaria de Cultura.