Connect with us

Oh My God!

Parada de álbuns da Espanha é paralisada devido ao impacto do coronavírus

Isolamento social resultou em vendas físicas inexpressivas.

Published

on

J Balvin tem um dos álbuns mais vendidos da Espanha na última semana (Foto: Alexandra Gavillet/Billboard)

Pela primeira vez em sua história, a Promusicae deixará de publicar a lista semanal de álbuns mais vendidos da Espanha. A decisão foi tomada devido ao impacto do coronavírus que forçou o fechamento das lojas físicas. A venda de discos (entrega física) também foi interrompida nos correios, uma vez que não são produtos de primeira necessidade para a subsistência. A estimativa de prejuízo gira em torno dos 40 milhões de euros, quase metade do faturamento anual do setor físico em 2019.

A decisão da associação que reúne mais de 95% dos produtores de discos espanhóis também se estende a duas outras paradas: as de DVDs musicais e compilações, também focadas no mercado físico, embora sejam tabelas específicas de incidência muito menor em termos globais. A Promusicae e a AGEDI já trabalham com a possibilidade de mesclar o chart de álbuns físicos (CDs e vinil), downloads e streamings para alcançar um gráfico único que reflita o consumo de música em sua totalidade. Mas isto só será possível quando esta pausa extraordinária chegar ao fim.

Sendo assim, a tabela que servirá como referência do comportamento do mercado musical espanhol será os 100 melhores álbuns via streaming. A última atualização (referência de 26 de março a 2 de abril) traz Bad Bunny (“YHLQMDLG”) em 1º lugar, J Balvin (“Colores”) em 2º e Dua Lipa (“Future Nostalgia”) em 3º.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HojeTemLive.com.br




Ranking