O documentário das Paquitas chega ao Globoplay no dia 16 de setembro e é impossível falar no grupo sem pensar na diretora Marlene Mattos. Ela não aceitou participar da série documental, e chegou a debochar das assistentes de palco em “Xuxa – O Documentário”: “elas vivem de ser Paquita até hoje. Se elas não fossem Paquitas, ninguém iria saber que elas existiram”, disparou. A declaração bateu mal no coração dos fãs, mas as Paquitas não se estressam mais com a ex-chefona.
Leia mais:
- “Não guardo mágoas”, diz Bárbara Borges sobre Marlene Mattos e época de Paquitas
- Marlene Mattos responde sobre pedido para ver paquitas nuas; veja!
- 5 revelações que as Paquitas fizeram antes da estreia do documentário
- Música nova das Paquitas é cheia de referências a Xuxa: confira!
Em entrevista ao POPline, a ex-paquita Tatiana Maranhão, uma das idealizadoras do documentário, diz que responde ao deboche “com amor”. “No documentário, a gente toca em pontos sensíveis, que a Marlene está no cerne do comando. Seria rico se ela tivesse um olhar a respeito disso”, comenta, “mas a gente foi super abraçada pela Xuxa, como sempre somos. É uma pessoa que não tem medo de se reinventar, de se transformar, de se rever, de dar a cara pra bater, de pedir desculpas quando tem que pedir, de contestar quando deve… Tem esse contraponto”.
“Graças a Deus, a nossa criadora, que foi a Xuxa – e não a Marlene – está conosco. A Xuxa é uma grande criadora. Ela não vende bem que é ela que cria”, defende Tatiana Maranhão.
O que as Paquitas fazem hoje em dia?
A ex-paquita Ana Paula Guimarães, diretora criativa do documentário e diretora de várias novelas e programas da TV Globo, diz o seguinte sobre Marlene: “a gente responde com as mulheres que somos hoje, maduras, que ressignificam a vida com amor, leveza, com respeito a ela, sem desdenhar. A gente tem respeito”.
Ana Paula construiu uma carreira sólida nos bastidores da TV Globo, assim como Andrezza Cruz, outra diretora de programas do canal. Gabriella Ferreira também foi para os bastidores e é analista de conteúdo na Globo. Já Thalita Ribeiro e Joana Mineiro se tornaram jornalistas, e Tatiana Maranhão é assessora de imprensa da Xuxa.
Nomes como Letícia Spiller, Monique Alfradique, Bianca Rinaldi, Bárbara Borges e Juliana Baroni conseguiram se firmar como atrizes de novelas e filmes. Lana Rhodes e Andréa Veiga emendam trabalhos no teatro.
Mas a maioria das Paquitas deixou o meio artístico. Diane Dantas é advogada, por exemplo. Vanessa Melo fez mestrado em Comunicação e Saúde e trabalha na Anvisa. Letícia Barros estudou Psicologia e virou analista de RH em multinacional. E por aí vai.