Último filme da Marvel a chegar aos cinemas em 2022, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” conta a história de Wakanda após a morte de T’Challa (Chadwick Boseman), com o mundo de olho no vibranium. O final do filme, dirigido por Ryan Coogler, é muito importante para compreensão do futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
Alerta de spoilers!
Namor (Tenoch Huerta) se rende para Shuri (Letitia Wright) e os dois colocam fim na guerra, com um pacto de cordialidade entre Wakanda e Talocan. Questionado em seu reino sobre a decisão de ter se rendido, Namor explica que Talocan fica mais forte com a cumplicidade de Wakanda, o povo mais poderoso acima d’água. Ele também acredita que, quando os outros países atacarem Wakanda de olho no vibranium, Shuri pedirá sua ajuda e, com isso, Wakanda terá uma dívida com Talocan.
Leia mais:
- Spoiler! Importante personagem do MCU aparece em “Pantera Negra 2”
- Afinal, quem veste o uniforme de Pantera Negra no filme novo?
- Spoiler! “Pantera Negra 2” traz participação especial secreta
- O que é preciso ver antes de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”?
A cena mostra as reais intenções de Namor e abre um leque de possibilidades para o futuro do personagem no MCU (Kevin Feige não descarta um filme próprio para o anti-herói). Ele continua o mesmo: disposto a qualquer coisa para proteger seu reino Talocan. O que mudou foi somente a estratégia.
Quem ocupará o trono de Wakanda?
Por outro lado, Wakanda assiste a M’Baku (Winston Duke), líder da tribo Jabari, reivindicar o trono. Ele faz isso quando Shuri, a herdeira natural da coroa, está ausente do país porque foi encontrar Nakia (Lupita Nyong’o) no Haiti. Aparentemente, Shuri está ciente do que M’Baku faria. Mas isso pode ser interpretado de outra maneira. Não existe uma cena explícita que mostre o acordo dos dois sobre o trono de Wakanda. Existe a possibilidade, claro, de M’Baku estar traindo-a.
Conclusão do arco narrativo de Shuri
No Haiti, Shuri faz o ritual que sua mãe lhe ensinou para aceitar o luto, superá-lo, e seguir em frente. É uma evolução para a personagem, que se sentia culpada e impotente pela morte do irmão e sentiu sede de vingança pelo assassinato da mãe. Então, o filme consegue concluir o arco narrativo da personagem.
A cena pós-créditos, porém, traz uma reviravolta. Nakia revela para Shuri que teve um filho com T’Challa, Toussaint. Ele é o verdadeiro sucessor do trono, embora seja um garotinho. Como M’Baku já reivindicou a coroa, tudo indica que haverá um novo conflito neste sentido.