O mercado do streaming no Brasil apresenta dinâmicas que não apenas apontam as faixas mais populares, mas, indicam tendências para a indústria da música no país.
Analisando isso, o Mundo da Música observou os gráficos de desempenho do Spotify Brasil com base no ranking Top 200 da plataforma em análise diária, com indicativos até o dia 17 de agosto de 2019 e resultados gráficos do Chartmetric.
Os resultados abaixo levam em consideração os desempenhos: gravadoras, artistas, faixas, gêneros, ‘idade da faixa, tempo que essa faixa permanece no ranking e a duração da faixa.
Gravadoras – Spotify Brasil
Som Livre lidera a lista entre as gravadoras com 55 músicas no ranking, ou seja, 25% do universo das músicas no Top 200 do Spotify Brasil.
Em segundo lugar, temos a Sony Music Brasil com 28 faixas no chart e logo em seguida, a Universal Music Brasil com 24 singles.
O gráfico ainda aponta a presença de artistas sem gravadora, como Gustavo Mioto. O Mundo da Música já analisou o case estratégico do artista e você pode conferir acessando aqui.
Gênero Musical – Spotify Brasil
Entre os gêneros musicais, o Funk Carioca consegue superar a popularidade do Sertanejo Universitário, com 98 faixas no ranking, enquanto o Sertanejo possui 83.
Podemos perceber o caráter híbrido dos gêneros e a popularidade das suas divisões, como o ‘sertanejo pop’ ou o ‘funk ostentação’. Esse último, que volta a ter um momento em alta.
Artistas – Spotify Brasil
Entre os artistas, domínio expressivo de nomes que são relacionados com o gênero Sertanejo e suas ramificações.
Destaque para o crescimento de MC Kevin o Chris ao lado de Anitta no ranking, os únicos representantes do Pop/Funk na lista.
Idade da Faixa – Spotify Brasil
De acordo com o gráfico, singles com 6 meses de lançamento permanecem bem escutados pelos usuários do Spotify Brasil.
O que podemos analisar que nem sempre a vida útil de um single depois que ele atinge a popularidade, decresce rapidamente.
Um bom exemplo para esse fenômeno é o single ‘Ouvi Dizer’ da banda Melim. O single permanece entre os mais escutados da plataforma, após o destaque inicial pelo trabalho com a faixa e o lançamento do clipe. O single foi lançado no álbum ‘Melim’ em dezembro de 2017.
Atualmente, a música está na 88º posição no Spotify Top 200 diário com 122.900 mil streams por dia. Enquanto eles irão lançar um novo single amanhã (20) e realizam ação estratégica para campanha do agasalho com o TikTok, veja mais.
Tempo no Ranking
Gráfico que apresenta a base de consumo analisada no gráfico anterior.
Singles com a média de 6 meses de lançamento ou mais, continuam sendo bem consumidos na plataforma.
Duração da Faixa
Nessa gráfico percebemos que há uma tendência para a produção musical de singles ser em torno de 2min31s até 3min.
Pela popularidade dos singles inclinarem para essa direção, pode ser um novo padrão de consumo: singles mais curtos, sem longas introduções.
Em tempo, o Spotify recentemente anunciou que superou a marca de 108 milhões de assinantes e segue crescendo a popularidade com podasts. Clique aqui para rever esses dados.