Prazer e saúde feminina ainda são um tabu para boa parte da sociedade, tanto que muitas mulheres ainda sofrem pela desinformação e são colocadas em posições ‘desconfortáveis’ quando o assunto vem à tona. Contudo, mais e mais figuras influentes vem se manifestando sobre o assunto, como Paloma Duarte. A atriz desabafou nesta sexta-feira (30) sobre o recente diagnóstico de endometriose.
LEIA MAIS:
- Murda Beatz lança “No Más”, single em parceria com Anitta
- Missy Elliott fala sobre encontro com Anitta e declara: “É uma estrela”
- Compositora de “Rain On Me”, Nija, pode estar envolvida em novo single de Anitta
O que é a endometriose?
Endometriose é uma doença ginecológica e crônica, provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero). Ela pode ser extremamente incapacitante, causando cólicas menstruais severas, dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Ademais, a endometriose também pode dificultar a gravidez.
A endometriose tem cura?
A endometriose não tem cura, mas pode ser controlada através de um tratamento adequado e bem orientado por um ginecologista. No caso de Paloma Duarte, uma cirurgia — mas remédios também são uma opção dependendo do grau em que a doença se encontra.
Em um post no Instagram, a atriz disse: “Eu demorei muito a perceber os sintomas, a levar a sério, acho. Só quando a dor ficou insuportável que fiz a ressonância… Então irmãs de útero, fiquem atentas. Conversem com seus médicos, prestem atenção ao menor sintoma”.
A seguir, veja mais famosas que, assim como Paloma Duarte, já revelaram ter endometriose:
Anitta
A cantora revelou através da sua conta no Twitter que vinha sentido muitas dores e que isso já a incomoda há nove anos. Depois de ir ao médico muitas vezes, finalmente veio o diagnóstico. Nesse sentido, Anitta iniciou uma longa conversa com os fãs para abordar a endometriose. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta 190 milhões de mulheres no mundo e 7 milhões, somente no Brasil.
Patrícia Poeta
Após o relato da cantora, Patrícia Poeta declarou no “Encontro” desta sexta-feira (8): “Eu descobri recentemente que eu tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes a gente tem essa dor, às vezes não se manifesta tanto. Às vezes você leva 40 anos para descobrir que tem endometriose. Foi o meu caso”.
Wanessa
Há alguns anos, Wanessa, que é mãe de João Francisco e José Marcus, contou à Ana Maria Braga, no “Mais Você”, que enfrentou a doença durante a gravidez do segundo filho: “Eu sempre tive muitas cólicas e isso já era um sinal da endometriose. Com acompanhamento médico, tomava pílula contínua até que não pude mais evitar a intervenção cirúrgica”.
Larissa Manoela
Em setembro de 2021, Larissa Manoela, de 21 anos, revelou que foi diagnosticada com a doença: “Quem tem endometriose, ou acha que tem, sabe como é viver com isso. Então, se uma mulher que seja, eu tenha conseguido inspirar com essa live para mim já transforma, já passa a ser muito mais especial do que está sendo todo esse processo de descoberta e aprendizado”.
Isabella Santoni
Na mesma época, a atriz Isabella Santoni se manifestou: “Eu sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Até que eu fui em uma médica e ela falou que eu não devia tomar os remédios que eu tomava todo mês”.
Giovanna Ewbank
O relato de Anitta também levou Giovanna Ewbank a se manifestar: “Me passa um filme na cabeça. Sofri por muitos anos sem saber o que tinha, eram cólicas de desmaiar de dor e muito desconforto na relação sexual. Eu nunca tinha ouvido falar da doença quando descobri e logo operei. Mudou a minha vida! Procure saber.”
Gabriela Pugliesi
Em um relato recente nas redes sociais, Gabriela Pugliesi contou que conseguiu engravidar do primeiro filho apesar da doença: “Além de ter engravidado sem nenhum tratamento, sem nada, eu tinha endometriose. Ou seja, gente, quando é para ser é, não tem nada para atrapalhar”.
Halsey
A cantora Halsey também refletiu sobre o assunto em 2018, quando tinha 23 anos. Na época, ela estava congelando seus óvulos porque foi diagnosticada com endometriose.